O Nephilin de Atenas

Série grandes guerras da humanidade

A batalha por Bizâncio

Quando as flechas passaram zunindo por sobre as cabeças das primeiras fileiras, a multidão gritou de felicidade; como pássaros elas voaram pela planíce e atingiram inimigos que avançavam, homens tombaram, mas outros passavam por eles e continuavam a marcha rumo ao combate.

Onri mantinha-se em um pequeno pelotão acampado no flanco leste e olhava para as colinas atrás de si, havia estado com Alcibíades no grande confronto naval de Siracusa e por vezes contemplara toda a brutalidade dos exércitos espartanos, presenciou o terrível dia em que a poderosa frota de Atenas caiu, mas isso era passado e agora teria de fazer o melhor que pudesse para que essa batalha tomasse outro rumo.

_ Hebreu!_ gritou um dos soldados._ Lá vêm os espartanos.

Nas primeiras fileiras os soldados de Lisandro já demonstravam toda a fúria que os caracterizava em batalha, lanças, espadas e escudos reluzindo ao toque do sol da tarde. Onri olhou para o outro flanco onde o próprio Alcibíades combateria, ouviu-se a voz erguendo o clamor para que todos os soldados se preparassem.

“Nesse local o golpe do martelo será mais forte”_ pensou.

Um dos homens veio cavalgando a frente das filas gritando palavras de ordem e incentivo; os combatentes respondiam com gritos que soavam como afronta aos ouvidos espartanos.

_De onde vens tu?_ indagou um dos homens, e continuou._ E verdade que não consideras a grande senhora Atena, como pois poderá lutar em seus exércitos para nos ajudar?

_ Sou hebreu; e tu não deves se preocupar comigo, pois luto do seu lado, mas sim com Lisandro, as forças de Esparta e os príncipes do mal que o acompanham._ Respondeu empunhando sua espada.

O cavaleiro passou novamente e partiu na frente dos soldados; aquela não era a batalha mais importante do conflito pela retomada de Bizâncio, a cidade, mas quem vencesse tal confronto teria uma vantagem e tanto sobre o rival. Esparta não queria perder esse ponto e Atenas precisava retomá-lo para que suas pretensões de vencer a guerra contra a liga do Peloponeso se concretizassem.

Quando os exércitos se cruzaram e o rugido do entrechoque as armas subiu até os céus, Onri passava pelo meio dos espartanos com a força de uma ventania arrastando consigo o Máximo de inimigos que seus golpes podiam derrubar; embora o exército da liga de Delos liderada pelas tropas da Cidade-estado de Atenas não estivesse preparado totalmente para o combate corpo a corpo contra os brutais espartanos, cada vez que um dos homens conseguia ver a força de vontade quase sobre-humana que aquele hebreu fazia para derrubar os inimigos, isso os motivava cada vez mais.

Onri abria espaço entre a multidão a golpes de espada e lança que pegou das mãos do primeiro espartano que derrubou; o exercito de Delos o seguia como o cabo segue a ponta da flecha. Em sua mente a guerra só terminaria se o general Lisandro tombasse, e era isso que ele queria fazer, mas em certa altura a resistência do inimigo fora tão bem armada que as forças atacantes começaram a se deter por tempo demais.

Alcibíades e outros generais estrategistas atenienses ao longe contemplavam o que a batalha apresentava e planejavam os próximos passos; finalmente os ventos da vitória sopravam a seu favor, principalmente depois do desastre em Siracusa.

“Quem é aquele que avança contra os espartanos sem tomar conhecimento de quem são?”_Perguntou um dos generais políticos.

A resposta foi algo no mínimo inusitado, mas foi aceita porque estava trazendo vantagem na batalha:

_Aquele homem vêm das terras dos hebreus, cujas histórias dizem ser seu pai alguém vindo do céu, um soldado do Deus único a quem eles servem.

Os movimentos da lança explodiam contra os escudos de bronze e arremessava aquele que escondia-se atrás dele ao chão, Onri se movia tão rápido que quando as lâminas dos inimigos chegavam ao lugar onde estava só achavam o ar, e tanto atenienses quanto espartanos, ao menos os que travavam aquela árdua batalha pensavam quando o viam em ação que não era um homem.

"Aguiles retornou para ajudar os atenienses" _ chegaram a pensar alguns homens tamanha era sua bravura e precisão.

Um mensageiro cavalgando com grande velocidade subia a colina até a presença de seu general.

_ senhor_ disse ele_ Há entre os atenienses um homem de grande valor, que faz com que a balança da batalha favoreça-os.

Lisandro já sabia de ante mão o que estava ocorrendo, e mais do que isso; sentia-o em movimento.

“Cavaleiros”_ disse em voz baixa.

O próprio Lisandro estava sobre um belo cavalo revestido com proteções e de sobre a colina visualizava como as tropas se manifestavam. O ruído das armas confrontando-se chegava alto e claro aos ouvidos do comando de ambas a partes e como que cavalgando Pegasos vieram as guarnições montadas, imprimindo velocidade e fúria nos animais, rasgavam o vento na direção da batalha.

Alguns dos soldados da Liga marítima ao ver os grandes cavalos espartanos derrubando homens em todas as partes recuaram, mas não Onri, que a certa altura do combate explodiu suas armas contra os escudos de vários inimigos ao mesmo tempo perdendo-as definitivamente, então num ato de ousadia e heroísmo ou loucura agarrou-se com as mãos nuas contra os cavalos derrubando seus domadores e cavaleiros.

Aquele fato minara a confiança as tropas de Lisandro e aumentara a dos Atenienses, o próprio Alcibíades ao ver aquilo cavalgou para o centro do combate, assim as tropas o seguiram em mais uma investida que finalmente deu inicio a retomada de Bizâncio.

Anos depois essa curta história de batalha se perdeu, pois só quem estava lá havia visto Onri, o estrangeiro, contra os espartanos, chegaram a escrever sobre seus feitos não apenas naquela batalha, mas em muitas outras, porém todos esses escritos se perderam e infelizmente não foi este o final da guerra do peloponeso.

Luiz Cézar da Silva
Enviado por Luiz Cézar da Silva em 29/07/2007
Código do texto: T584191