RIO QUE NÃO SE DOBRA I ( TEXTO )

                                  Para Clarisse Rinaldi 
     
      Doces...as estrelas eram doces !...Mas  há tem
pos foi isso. Há tempos isso foi... Outros,  os   Es-paços. Muito outros. E, quem sabe  possamos desdobrar as esquinas. É , muitas. E reavivar a Praça__inelutável,indisfarçável  __   e nosso
Destino. Mais que.
       Formamos um time___ é, que um time somos; time de Futebol; cortamos, viajamos, cruzamos nossa Galáxia. Como sobre ondas na grande transparência, vamos. E além, muito
para além ,passamos, vamos __entre astros si-lenciosos, conjunções frias, poderosaas, nuvens de gás, revérberos de instigante poeira descolo-
rida, talvez...planetas...__ e pontos não situados
de melancólica e sideral tristeza. Tanto e grande
o __ silêncio__, que mergulhamos e não há...
não há mais tardes, retalhadas manhãs __ nem
Noite há...__ requisitos de Memória. Instigação pro Vivo. ..Tudo são átimos, sobras pequenínimas, e partículas particulares; fragmentos de átomos ___ um rastro finíssimo e quase que seapagado de ossos __ num tempo_ não ótimo. A velha aquela ideia de tempo foi embora Apagada a função de ponteiros___ enganados pela velha repetição... do Nada__ muito para além dobranco, descorpamos. Nessa nave fria, uma gaita sem música. E o traçar do percurso nos céus. Como um universo em perdido pente. Maso há resiste...
      É que às vezes, de "noite" ( porque ainda
há um espaço nimiamente nanico para o dor-
mir de um mínimo sonhar___e, neste metal de um liso frio espelhar, onde, ou no um qual qualquer ,se é feito _proibido_ vivo espe-
cular,  a subversiva presença nesse entre-espaço ) me pergunto que tempo de horas se são ?...
      Nosso time procura  antecipar partidas de-
cisivas.
      Como correntes no leito de um rio; diversifi-
ca extrai a si superultravivencia. Esperança.
      Existe a Mensagem, no seu Quando__ é,
ao haver impossível, quase, reverter, a realida-
de; desfazer...mos...
      A Grande Curva. A Grande Curva incompleta... 
    Com um pouquinho o que se antecipa, presen-tifica-se.
    Como marquises que vem antes e mostram
o prédio da Vida. E feia __geralmente;porque morremos.
    Nosso Futebol, Assim: deslizamos para a ine-
xistência. Foi dito e registrado por Poderosos __
a eliminação é "necessária". 
   Sou goleiro. Nesse futebol, com pouquinho de sorte, duramos um mais algo. Às vezes. Mas par-tilhamos todos a mesma sorte. O público tre-sanda velha humanidade. Somos eliminados. Bem ( ou Mal ) ___se Sabe!...
   Foi a Arte singular do conto que propiciou este relato. E, repito, ter tido a sorte de ter durado um pouco a mais.E  a Amizade. Exorcisamos a nossa curta duração. Nesse garimpo pedra essa. E ao passar a dobra das cinco Galáxias eu a escrever como um contato. Vai dar certo. Mas, necessária ajuda...___um empréstimo de ___orelhas corações e mãos.
      Vamos acondicioná-lo, escolher um ponto do plasma temporal, lançá-lo no "Espaço"...
     ( Um menino , ou menina, o acha à praia é
outono; daí o projeta e nos completa e forma as estrelas completas__precisam elas todas os brilhos. E coroamento do __não mais... Vazio!...) 
      A bífida propulsão dos ejetores de nossa nave vai se integrando no cosmo. Agora indiluível.Já o só "treinar" tem esse  grande valor___ ver a flor antes formar as pétalas. Mas...A nave procu-ra nos suprir de animus.
     O CTCV , Controle Tempo Cumulativo Virtual
não contemporiza em tais casos.Penso...o que tenho a perder ?...Não poderia ser uma coisa só... Eu e um Amigo o fizemos...
    Mas sei...Essa vai ser minha última partida. Os revérberos acionam os anéis estelares. Revi-goram.
    Surge agora em nosso crepúsculo azul a cidade. Criaram toda cidade Rio de Janeiro à parte B de Beta-Nova- Centauro. Tudo conforme as crônicas.
    Criaram uma coisa que eles chamavam "barzinho" ___ tudo segundo a nossa alta tecno-logia; amplo, ampliíssimo painel, paisagem da cidade ___ céu noturno de profundo azul, re-cheado de estrelas. E uma chuva em ar quente pronta a apagar qualquer lágrima. Graças a este "artefato" há "diversão".Um toque e surgem dois cibernéticos personagens ___ artistas populares: um Tom Jobim, outro, um Viní-cius___ e, secundados por uma terceira ___ a chamavam de Elisete ___ e é negra, de voz luminosa e lunar, mas quando a lua no céu valia alguma coisa. Não em nosso eclipse de hoje. ( Houve tempo , antes do atropelo em que a lua já valeu alguma coisa). Canções foram adapta-das___ ditanciadas até o impossível. Sinto certa tristeza ___ e vem uma chuva nova que cai pronta a apagar olho, técnicas e... ___lágrimas...O mais importante. Mas, agora aguçado e experiente temo que se apaguem.Eles cantam...
     Em breve entraremos no INDOMUS...recri-ação de um estádio antigo com nome de aves que voam em bando. Gritos  de algazarras ___ asas verdes, sons eternos e amarelos ___ rastros de velhas, velhas paixões___vermelho sobre azuis. Maracanãs.Dali azulados para o ...Estádio Definitivo.
    Entramos. Sentimos a cativa animosidade do Público ___ desviado da "Grande Escavação"... que não...prosseguiu___ um arco duro seco.
    Disfarço, quase sem ser visto me dobro, deixo cair a Mensagem no velho Duto. Estudei bem. Será Válido.
   Grandes Portões...
   Leônicos, hiênicos, ( aqui estamos ) ursolíni-cos ...urros. Penso em voa alta, faço uma pau-sa___ vou... talvez haja chuva lá fora!...
   Vejo uma teia de aranha e é como se prolongasse em ligados de vários e variados.
   Passamos a passarela, metálica. A Arena, o Estádio.
   Agora, os estrondosos... os urros.
   Entramos, de vez.
   Aparento ouvir o som da mensagem na água, caída ___ silenciosamente ecoante.
   Que seja o que Universo ___ não... queira !
   Agora :
   *


       



 
Jorge Sunny
Enviado por Jorge Sunny em 24/02/2017
Reeditado em 24/02/2017
Código do texto: T5923166
Classificação de conteúdo: seguro