***** LIÇÃO DE VIDA *****

LIÇÃO DE VIDA

Esta é uma simples história que para mim tem um grande significado.

Por meio de exemplos muito simples e práticos, um professor de filosofia numa aula mostra aos seus alunos quais são os valores que mais importa preservar na nossa vida.

Muitas vezes, passamos tempo demais nos preocupando com o que não é tão importante e deixamos de lado o que verdadeiramente é essencial fazer. Vejamos como um sábio professor deu esta importante lição com uma demonstração prática.

Naquele dia o professor de Filosofia deu uma aula muito importante para todos os seus alunos e nunca mais se esqueceram daquela lição.

O professou preparou a mesa de trabalho e colocou sobre ela todos os materiais necessários para dar a sua aula.

Assim pegou numa jarra de vidro que estava vazia e começou a colocar dentro dela várias bolas de tênis até esta ficar cheia. Então olhou para a classe e perguntou aos alunos se concordávam que agora a jarra se encontrava completamente cheia com as bolas de tênis. E todos concordaram respondendo que sim.

O professor a seguir pegou num saco com pequenos pedras e aos pouco foi despejando as pedrinhas na jarra. As pedrinhas acabaram por ir preenchendo todos os espaços vazios, entre as bolas de tênis. Então voltou a perguntar-lhes se a jarra estava completamente cheia com as pedrinhas e todos nós responderam que sim, concordando mais uma vez.

A seguir o professor pegou num saco com areia e despejou lentamente a areia no jarro. A areia escoou entre as pedras e preencheu todos os intervalos entre as pedrinhas e as bolas de tênis. No fim mais uma vez voltou a fazer a pergunta se a jarra estava cheia e todos voltaram a responder que sim.

Por último abriu duas garrafas de cerveja e foi despejando com cuidado a cerveja na jarra. Rápidamente o liquido se infiltou sendo absorvido pela areia e preenchendo todos os espaços vazios que havia entre as bolas de tênis, as pe-drinhas e a areia.

No final desta operação o professor olhou para a turma e os alunos começaram a rir porque não estavam a entender o que o professor pretendia dizer-lhes com aquela demonstração.

Quando já se tinham silenciado ele disse-lhes:

“ O que eu pretendi vos transmitir nesta aula foi o seguinte :

- A jarra representa a vossa Vida. - As bolas de tênis são as coisas mais importantes e valiosas que temos ( a Família, os Filhos, a Saúde, os Amigos e o Amor ).

Se um dia os perderem a vossa Vida ainda continua preenchida com muitas outras coisas; elas também são importantes porque também fizeram e ainda fazem parte da vossa Vida.

As pedrinhas também representam coisas que são importantes tais como o emprego, a casa, o carro, os animais domésticos, livros, materiais,. etc.

E nessa altura um aluno perguntou Sr. Professor e a areia ? O professor então respondeu: Ela representa as coisas menos importantes. Tomem atenção que se vocês se importarem demais com a areia, não vão poder ter espaço nem tempo para as coisas mais importantes que são as essenciais.

O mesmo se aplica com a nossa Vida. Se passarem muito tempo a dedicarem-se com as coisas pequenas, não vão poder dispor de tempo para fazer o que é muito mais importante.

“ Tenham atenção ao que é fundamental e o que tem mais interesse para a vossa Vida.

Passem mais tempo com a Família. Façam um belo jantar e convivam mais com a vossa companheira(o). Acompanhem e brinquem com os vossos filhos. Haverá sempre tempopara limparem a casa e irem ao supermercado fazer compras. Assim tratem primeiro de dar atenção e manter bem cuidadas as “ bolas de tênis “ – que é o que realmente importa. No fim de fazer o que é essencial é que devem preocupar-se com a “areia”.

Antes de sairmos da sala ainda um colega perguntou: “ Mas o Senhor professor ainda não nos explicou o significado da “cerveja” … ! ?

O professor sorriu e respondeu-lhe : Foi bom você ter-me perguntado isso.

- A “cerveja” mostra que, por mais que as nossas “Vidas” estejam totalmente preenchidas com afazeres, sempre haverá algum tempo para tomarmos umas cervejas e convivermos com os “Amigos(as)”.

E todos os alunos concordaram e sorriram.

Faro, 06 Março 2017

gmarques

Gualberto Marques
Enviado por Gualberto Marques em 06/03/2017
Código do texto: T5931958
Classificação de conteúdo: seguro