A fazenda da Colina

Havia uma fazenda de arroz numa cidade chamada Tokioshima. Nela agricultores trabalhavam dia-a-dia abaixo do sol tomando maior cuidado para ter um bom resultado no fim do ano. Seu dono, Chieko-san, de barba branca, que vestia uma roupa simples, igual aos dos agricultores não só mandava, mas auxiliava no garimpo. Seu filho, Aiko, de dezoito anos, era o responsável por todas aquelas terras quando seu pai não estivesse ali. Havia um pequeno conflito com outras terras de outro agricultor. Aquele dono não era como Chieko, aproveitava a força máxima dos trabalhadores. Fuyuki era rigoroso até com sua família, e, para não ficar em “segundo lugar” tentava tudo para ter uma colheita melhor do que os demais que viviam naquela região. Suas plantações de arroz sempre ganhavam prêmios. Ele tinha a melhor colheita. No fim daquele ano, Aiko, ao invés de seu pai, foi para a cidade levar algumas sacas de arroz para vender na feira, e lá estava Fuyuki, vendendo suas sacas de arroz com bons clientes. Voltou para casa, sem perdas e sem ganhos, como havia ido, voltou. Seu pai não ligava se conseguia vender ou não, mas presenciava na expectativa. O outro ano seria diferente. Passadas as festas de fim de ano, todos os trabalhadores saíram do campo de trabalho, para descansar enquanto o frio do inverno caía sobre aquela região. Mas ainda ali, naquelas terras havia muito suor e trabalho. Fuyuki não queria nenhum tipo de desculpa para não trabalhar. Foi naquele ano que tudo mudou. Uma forte nevada caiu sobre todas suas plantações, como não era época de plantar, perdeu tudo que tinha. Demitiu todos os chamando de incompetentes por não ter feito algo para aquela neve, que fazia tempo que não acontecia aquele fato. Ainda mais um lugar de altitude relativamente alta, o dono daquelas terras construiu algumas estufas e contratou novas pessoas, escolhendo dedo-a-dedo os melhores. E, naquele imenso frio, continuava a trabalhar. Sua produção ainda estava fraca, e decidiu contratar os agricultores de Chieko-san. Aiko ficou revoltado com o fato de não terem mais trabalhadores, mas seu pai não fez nada. Com menos agricultores, ainda tentava trabalhar como antes. As produções que eram boas estavam estragando. Decidiram vender as terras que já não podiam cuidar, durante a primavera. E para piorar, com as sobras de sementes que deixaram de ser plantadas, foram roubadas, durante uma madrugada, do depósito. O ladrão nada mais era do que o próprio Fuyuki, egoísta, que comprou mais terra para seus plantios. Deixaram então de produzir aquele pouco arroz e começaram a criar vacas e vender leite. As vacas se sustentavam com as plantações de arroz que sobraram nas terras. Aquele ano foi o melhor sustento que tiveram. As vacas dão leite o ano todo, já o arroz só fim de ano. Esta é a época em que as vacas dormem mais e produzem menos. Fuyuki pensou que ainda seria o melhor daquela região começou a pedir trabalho em excesso aos agricultores que já não agüentavam mais. E cada um aos poucos foi se demitindo. Juyuki que era egoísta e arrogante passou a ser o pior plantador de arroz e Cheiko-san passou a ser o melhor vendedor de leite daquela região ganhando bons prêmios. E com a renda extra, comprou todo o território de Fuyuki, tendo assim a sua agricultura e sua pecuária.

Anderson Woits
Enviado por Anderson Woits em 17/04/2017
Reeditado em 02/02/2019
Código do texto: T5973085
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.