À procura de Deus

A PROCURA DE DEUS

Certo homem, descrente de tudo e de todos, desanimado diante da degradação humana e indignado com a miséria, doenças e fome que via por toda a parte, resolveu sair em busca de Deus. Sua maior indagação era “onde está esse Deus”?

Procurou nos templos, nas religiões, nas associações filantrópicas, em meio aos sábios, aos detentores do poder, entre ricos e pobres, mas não conseguiu encontrar.

Certo dia, estando sentado em uma praça, meditando, veio ao seu encontro uma criança de cerca de oito anos, que lhe perguntou:

- O que você está fazendo?

Ele lhe respondeu:

- Estou procurando Deus.

A criança replicou:

- Mas aí sentado você não encontra ninguém. Posso lhe ajudar?

E o homem disse:

- Como você poderia me ajudar?

- Bem, Ele deve ter dado alguma pista. Você sabe alguma?

A conversa estava ficando difícil e trilhando caminhos inesperados. Por isso a sua resposta foi ao nível da pergunta:

- A única pista que Ele deixou foi o amor.Mas eu ainda não consegui encontrar.

- Então é só perguntar a uma pessoa que ama. Vamos perguntar aquele casal que está ali namorando.

Dizendo isso, com toda a simplicidade o menino perguntou ao casal:

- Vocês se amam, logo devem saber onde está Deus. Podem dizer ao meu amigo?

Surpresos os namorados entreolharam-se, sorriram e responderam:

- Deus está no nosso olhar, pois quando as pessoas se amam veem tudo mais bonito.

- Então, disse o garoto para o homem, Deus está no meu olhar também porque eu amo todo mundo, até você.

Naquele instante, uma senhora parou diante de um mendigo, e lhe estendeu um agasalho. O menino, pegando-a pela mão, lhe perguntou:

- Você sabe onde está Deus?

E a senhora sorrindo lhe respondeu:

- Está nas pessoas mais necessitadas e também naquelas que lhes ajudam.É essa a forma que Ele se apresenta a nós.

A esta altura o coração do homem estava acelerado, porque estava descobrindo, através de uma criança, verdades que nunca conseguira ver.

Foi então que o menino lhe disse.

- Viu, foi fácil achar Deus. Ele está em todo mundo. E agora que você o encontrou, o que vai fazer?

Duas lágrimas correram de seus olhos, e ele disse:

- Sabe, pequenino, hoje eu encontrei Deus em você. Eu estava procurando de forma errada e Ele mandou você para me dizer que está em cada ser humano esperando ser descoberto e amado. Agora sei que se as coisas não estão bem neste mundo, é porque não estamos vendo Deus em nosso próximo. Muito obrigado. Agora eu tenho muita coisa a fazer. Há tanta gente precisando descobrir o que você me ensinou, que não posso mais perder tempo.

Repentinamente o garoto se levantou do banco em que se sentara, e já correndo se despediu do homem, dizendo:

- Tchau, meu amigo, preciso contar lá em casa que nós descobrimos Deus.

Enquanto aquele toquinho de gente corria, o homem foi dizendo baixinho:

- Tchau, meu menino. Em você, Deus se apresentou a mim da forma mais bonita com a qual eu poderia imaginar.

Pedro Lodi
Enviado por Pedro Lodi em 09/08/2017
Código do texto: T6078907
Classificação de conteúdo: seguro