O FOGO CORREDOR
Conto de:
Flávio Cavalcante

 

 
     O Nordeste recheado com as suas histórias e estórias fabulosas que recheiam uma cultura que é imortal aos olhos de historiadores e escritores populares de todo o país. A fé nos santos e o respeito pelo sobrenatural ainda está entranhado nessa cultura cultivada por todo povo do lugar. A explanação de um conteúdo vivo ainda nos arredores daquele povo humilde, carrega nas asas da imaginação uma riqueza popular sem igual.
 
     As literaturas de cordel ainda existentes nas feiras do nosso Nordeste contam detalhadamente cada folclore que envolve o nosso povo de maneira clara e na maioria das vezes engraçada, mostrando a arte do escritor popular.
 
     Nas noites de lua e principalmente em choupanas sem luz elétrica, apenas com luz de candeeiros ao querosene, os anosos faziam questão de reunir os mais jovens da casa para contar estória de mal assombro. Era tradicional ouvir atentamente esse tipo de contos que ainda hoje permanece viva na memória de quem viveu a época.
 
     Desde a minha infância carrego um medo incontestável das lendas urbanas da minha pequena cidade. As histórias de mal assombro contadas pelos meus pais e meus avós sempre me fizeram ter respeito pelo sobrenatural mesmo sem ter certeza do fato.
 
     Acredito com veemência que quando todos relatam algum causo, no fundo tem uma parcela de verdade.
 
     Desde os meus antecedentes já falavam na lenda do fogo corredor. Este fenômeno acontece sempre em cemitérios e muitos vêem a noite.  Segundo relatos surge do nada de maneira fantasmagórica e segundo algumas pessoas que já presenciaram o fenômeno relataram que parece ficar circulando em pontos aleatórios do cemitério provocando terror em muita gente.
 
     Apesar de assustador já foi comprovado pela ciência que não se trada de algo sobrenatural a tal lenda do fogo corredor. Vários estudos foram feitos a respeito desse fenômeno que assusta tantas pessoas. Depois de causar tanto falatório foi constatado que a lenda do fogo circulante no cemitério é provocada por uma pressão de gases dos corpos em decomposição. Dependendo do clima da região essa pressão acumulada embaixo da terra faz com que esse gás liberado se incendeie e suba até a superfície em forma de fogo mais leve que o ar, motivo pelo qual ele se move de um lado para outro.
 
     A ciência descobriu que acontece assim, mas há quem acredite que se trata de sobrenatural por causa dos contos apavorantes dos antecedentes.
 
     No interior do Nordeste essa lenda apavora muitas pessoas. Ouvi falar de casos de pessoas que viram a presença e acabou enfartando com o susto. A falta de conhecimento geral causa temor e aflição.
 
     E você? O que acha? A ciência tem razão ou se trata de um fato sobrenatural?

 
Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 12/01/2018
Código do texto: T6224457
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.