Lenda ou realidade!

(#JorgeGuima - 15/01/2018 - 10:57)

Estou perplexo! Ao ouvir de um amigo uma lenda urbana de um mito, que se passou em Campos dos Goytacazes. Ela, Benta Pereira (1675-1760), viúva e matriarca de uma família de seis filhos, da alta sociedade, considerada heroína campista, que segundo esse meu amigo trouxe a maldição para essa cidade, que acabará no ano de 2025. Espero!

Eu me pergunto será? A cidade até hoje se comporta e segue o que a elite e os grupos poderosos desejam desde 1725? E a população pobre, mero coadjuvante dos seus desejos? São pessoas de carne e osso que desejam apenas que o sol nasça para todos.

Esses heróis morreram de overdose do seu próprio veneno. Enquanto aos trocos e barrancos, os pobres desta cidade sobrevivem ao bombardeio político e econômico, como se a vida fosse um fio condutor da própria história.

Segundo meu amigo, arquiteto e urbanista,não revelarei o nome dele, por questão de ética, a maldição fará 300 anos em 2025. Até lá veremos a elite dominante querendo destruir os pobres, matando mais e mais gente de fome e de domínio.

Mais entristecedor, ainda, pensar que novos forasteiros estão chegando, como alquimistas que estão voltando, assim como eu, bebi dessa água do Rio Paraíba, me tornei cidadão campista de coração. Aqui quero voltar ao pó!

Penso que a história é feita para ser vivida sempre, pois foi feita por homens e mulheres, no dia a dia, embora as fizeram sob condições que não escolheram.

Esse meu amigo lançou o seguinte questionamento: Será que os índios e os negros naquele momento de luta e de defesa, jogaram praga para esta cidade, cujo a elite não tiveram pena de dizimarem os índios e os negros?

Hoje assisto mais um episódio desse retrato trágico de um município desgovernado, em todos os sentidos, a elite achando tudo ótimo, somos refém desse delito da omissão, vivendo do "jeitinho" que corrompe agentes públicos, nefasto, empobrecendo o trabalhador dessa cidade. Aquém interação posse!

Deus salve o rei e não nos desampare!

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 15/01/2018
Código do texto: T6226609
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.