O jornalista e o monstro da caverna

Ele se deitou mais uma vez tarde, como sempre se deitara, depois de ficar acordado até altas horas da noite, assistindo televisão. Sua mulher dormia. Apagou as luzes, ligou o ar condicionado, se enrolou com o cobertor que possuía, e esperou o sono chegar. Contudo, o telefone tocou. Lamentou-se pelo inconveniente e atendeu. Era da redação do jornal onde trabalhava. Estava sendo convocado para comparecer ao seu local de trabalho pela manhã, pois fora escolhido para fazer uma reportagem muito importante.

De manhã, vestiu a roupa de sempre, pegou o carro e seguiu para o trabalho. Lá, o diretor lhe informou que a reportagem era sobre um monstro pré-histórico que foi encontrado por cientistas brasileiros, em uma caverna no interior do estado. As dúvidas lhe foram esclarecidas por um dos cientistas presente na redação, e que viajaria com ele. O monstro dorme há mil anos, disse o cientista. Se ele acordar, muitos morrerão dilacerados pelos seus imensos dentes afiados. Os moradores da região já estão sendo evacuados. Porém, o cientista não lhe informou o que fariam com o monstro quando acordasse. Ele aceitou a missão. Quem sabe aquela seria a reportagem de sua vida.

O motorista do jornal os levou até um helicóptero. Durante o percurso foi se inteirando mais do assunto e ficou animado com a reportagem que iria fazer. Após algumas horas de voo, viu surgir a sua frente, lá embaixo, a imensa caverna com seu famigerado monstro. Perguntou-se se não estava sonhando, enquanto olhava para aquele fantástico cenário no meio das árvores. Quando o helicóptero pousou, ele deixou a aeronave em rápidas passadas e foi em direção a caverna. Entrou. Observou-a com atenção nos seus mínimos detalhes. Sua calma era apenas aparente, o seu coração parecia saltar do peito. Ao ver o monstro, sorriu. Aproximou-se tanto dele que podia ouvir sua respiração. Fez muitas fotos para ilustrar aquela que seria a reportagem de sua vida. Nada ficaria sem registro. Parou diante de sua cabeça ao ouvir um som diferente, e então, notou que seus olhos estavam abertos e piscavam. Tinha cinco segundos para sair dali, pois algo havia dado errado. O monstro acordara, resmungou contrariado!

Saiu correndo. O monstro se levantou e saiu atrás dele. Seu urro vibrante estremecia de medo a todos. Ele corria em direção ao helicóptero, olhando, ora para o monstro que já estava perto ora para a aeronave. Esperava chegar a tempo, caso contrário, estaria perdido. Ofegante, foi se aproximando do helicóptero, mas, este começou a decolar. O piloto apavorado não o esperou. Aterrorizado, via o monstro chegando cada vez mais perto, enquanto o helicóptero subia lentamente. A aeronave já estava a dois metros do chão, quando ele ficou embaixo dela. Aí, usando de todas as suas forças, pulou tentando agarrar o trem de pouso do helicóptero, mas não o alcançou e caiu.

Acordou estirado no chão. Ao ouvir sua mulher gritar assustada com o barulho que ele fizera, ao bater na penteadeira do quarto e quebrá-la, compreendeu que estivera o tempo todo sonhando, e que caíra da cama, depois de pular tentando alcançar o helicóptero.