Jesus Coach em Gestão de Emoções

Capítulo I

Cuidado com o ladrão de sonho!

Ajudar as pessoas com seus problemas é dever de todos, especialmente daqueles que detem conhecimentos e gosta de servir.

Lidar com as emoções é um grande desafio, mas podemos ter sempre o conforto e o poder de Deus para vencermos!

Segundo a Bíblia perder o equilíbrio emocional não é saudável. Ficar desgostoso e amargurado é loucura, é falta de juízo, que leva à morte. (Jó 5.2). Com sua raiva, você está ferindo a si próprio (Jó 18.4). Deus nos criou com um coração que tem desejos (Salmo 37:5).

A palavra NÃO é verbalizada desde da infância. É uma palavra muito forte a partir do momento em que o NÃO é registrado em nossa mente inconsciente. A partir desse momento colocadas pelos pais na vida da criança, através de regras e limites, que ficam presente em nossas vidas para sempre.

Embora o inconsciente ignore a palavra “NÃO” como registro de imagem correspondente. Por exemplo, se você falar para uma criança: "Não é para pegar e olhar firme para ela", ela vai entender que toda vez que você olhar firme e disser NÃO, ela não deve pegar algo que o adulto acha que ela não pode pegar. Isso é fazer a criança entender o limite e a regra da relação familiar.

A verdade é que Deus fala com todo mundo através do Sim e do Não e espera. O "sim" de vocês seja sim, e o "não" não, pois qualquer coisa a mais que disserem é de procedência maligna.

E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito. (1Jo 5.15 - NTLH)

Como Deus é justo, dá sempre esperança aos fracos. Irmão, nós mesmos causamos o sofrimento em nossas vidas. Tão certo como as faíscas das brasas voam para cima. você concorda comigo?

Leia em (1Jo - NTLH) Se eu fosse você, voltaria para Deus e entregaria o meu problema a ele.

Nós não podemos entender as coisas maravilhosas que ele faz, e os seus milagres não têm fim.

Deus nos atende e responde: “Sim”, “Não” e “Espere”. O tempo de Deus não é o nosso e com certeza não é quando você quer. Escute com atenção e fé; o Senhor estará lhe respondendo no seu tempo. Mas tenha certeza no seu coração, você não ficará sem resposta.

Então, você está se perguntando, como faço?

Então leitor, sempre pergunte e converse com Deus assim: "Pai amada, preciso tomar uma decisão importante na minha vida. Como decidir com sabedoria? Como saber qual a vontade do Senhor para minha vida?

Entenda irmão que a vontade de Deus será a sua vontade. Deus te quer sempre convicto focado no resultado desejado. Muitas vezes agimos como se Deus fosse um gênio da lâmpada mágica e esperamos que diga “sim” para todos os nossos desejos. Deus é Deus, pronto, aceite isso como benção!

Irmãos, já foi comprovado pela ciência que nosso cérebro processa cerca de 60 mil pensamentos diários – uma quantidade imensa para um só dia! Pensamento negativo causa indecisão e representa na mente, a ansiedade e o medo. Segundo os cientistas que fizeram estudos, comprovaram que as pessoas possuem 65% de pensamentos negativos todos os dias, ou seja, 35% é positivo, como aumentar o pensamento positivo para 99%?

As pessoas se perdem nas opções negativas e focam a atenção no lado ruim, no que mais temem que possa acontecer, ao invés de selecionarem possibilidades reais saudáveis de como por exemplo, evitar o sofrimento desnecessário provocado pela ansiedade e o medo. A pergunta que lhe faço: A ansiedade e o medo é algo negativo, sim ou sim? Então irmão, não vem de Deus!

Tudo que vem de Deus é positivo. Você ao ler a Bíblia, logo percebe que ele mostra o lado negativo, mas faz advertência e ensina o lado positivo, otimista e promover alegria e prontidão em responder as

orações dos seus filhos, desde que os pedidos estejam de acordo com a sua vontade, seja uma oração de fé, e, desde que não exista o pecado obstaculando a resposta.

Leitor, quando estamos quebrantados diante do Senhor, as nossas orações são eficazes, poderosas. Devemos estar felizes com as respostas de Deus, sejam elas "sim", "espere" ou "não". Quando estamos quebrantados e totalmente dependentes dele, tudo o que ele disser para nós será aceito com todo amor, alegria, gratidão e louvor.

E perfeitamente compreensivo as pessoas se perdem nas opções negativas, pois vivemos bombeados por notícias ruins no dia a dia, o tempo todo, pela mídia, redes sociais, pelos familiares, colegas e amigos. Faça uma avaliação honesta sobre você quanto ao seu pensamento, se é mais positivo ou se é mais negativo. Somos diariamente roubado em fração de segundo, pelo ladrão de sonhos, não se esqueça disso!

Reflita sobre o rumo que quer dar para sua vida. Pondere se está tomando decisões sobre algo que necessita fazer. Pense no que você tem de positivo, quais foram suas últimas realizações, o que gostaria de mudar, o que você pode fazer para melhorar e reavalie seus objetivos que podem incentivar uma transformação e dar o estímulo que falta em direção à felicidade.

Se seu pensamento for bom, mantenha-o, se a resposta for negativa, será necessário corrigir isso com bastante urgência.

Se há um problema, uma dificuldade a ser resolvida, devemos pensar para achar a solução. Confie no Senhor, e na sua vontade. Evite o laço do materialismo que enfraquece a fé e impede a pessoa de correr com perseverança a corrida da vida. (Hebreus 12:1)

Andemos pela fé, não pela vista! Assim falou o apóstolo Paulo (2 Coríntios 5:7). Visualize sua vida nas bênçãos de Deus, Ele nos concede o poder de criar aquilo que sonhamos e desejamos. Substitua

pensamentos negativos por pensamentos positivos, ocupe 100% da sua mente com frases e versículos da Bíblia. Não use frases e expressões de pessoas fracassadas ou derrotadas. Substitua na sua mente a palavra "NÃO" por "EU POSSO", por exemplo. Não dê ouvido ao mundo exterior que não seja de pessoas abençoadas por Deus. Pense por alguns segundos sobre isto. Andar pela fé exige confiança absoluta na capacidade de Deus para dirigir a nossa vida.

O cantor Gilberto Gil disse na sua composição: Andá com fé eu vou a fé não costuma a faiá! Temos de estar plenamente convencidos de que o Senhor de fato sabe o que é melhor para nós. (Salmo 119:66)

Ao tomarmos decisões na vida e agirmos de acordo como Deus quer, nós levamos em conta “realidades que não se veem”. (Hebreus 11:1)

Às vezes, as pessoas se perdem nas opções negativas e focam a atenção no lado ruim, no que mais temem que possa acontecer, ao invés de selecionarem possibilidades reais saudáveis de como evitar o sofrimento desnecessário. Assim, passam o dia

pensando nas dificuldades, no que ainda nem aconteceu e muitas vezes não vai acontecer, mas isso por si só já é bem desgastante e negativo.

O ser humano está habituado a pensar negativamente o tempo todo em função do mundo moderno e globalizado, tecnolizado e cheio de excesso. Uma alerta para todos nós que um dia optou seguir lado a lado com Jesus, não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (1 João 2:15-17) Temos de fazer nossa parte e não temer pelo amanhã, pois Deus está conosco e também estará no amanhã.

O maior representante do nosso inconsciente são as emoções. É como se a razão fizesse parte do consciente e a emoção do inconsciente. É todo

domínio vem de Deus, em nome do seu filho Jesus Cristo!

O inconsciente trabalha no cérebro como se fosse um arquivo de computador cheio de muitas pastas. Qualquer pensamento que já tenha se fixado como hábito, será difícil ficar à deriva.

O filósofo Descartes afirmava que o cérebro era uma espécie de bomba hidráulica, enquanto Freud comparou o cérebro com uma máquina a vapor. Entenda de uma vez por toda, que cérebro humano é espiritual é pertence ao Senhor, trata-se de uma maquina perfeita em todo sentido, o que a neurociência ainda não disse, mas, eu afirmo por convicção e fé. O que pretende é fazer o leitor entender que a espiritualidade propriamente dita impacta nossa mente e a nossa saúde física e emocional. Falamos aqui sobre a necessidade de alcançar um conhecimento mais profundo e sensível da nossa realidade, no qual nos enxergar como parte do todo, no qual atingir um nível de bem-estar mais elevado e distante do ego, da fixação pelo material.

Quando você assume Jesus como seu Salvador, Deus nós mostra as suas pegadas e nós provem com a capacidade de pensar em temas abstratos, e a entender e conseguir refletir sobre si mesmo (metarreflexão), ver o mundo a partir de outras perspectivas de Deus, adquirindo maturidade cristã sobre ideias do mundo que vivemos e sobre a nossa posição nele.

Ás vezes o leitor (coachee), acha que tem o direito de ter pensamentos negativos. Porque isso acontece no dia a dia, nós temos a cultura do negativo e tendência para se acomodar, bem como de abandonar o pensamento positivo pela simples força existente em nós chamada de hábito.

Você quer alcançar seus resultados na vida? Percorra 1.000 milhas no caminho de Deus nesta jornada, você vai dirigir seu cérebro com tanta habilidade, como se fosse Spielberg ou Scorsese dirigindo seus filmes. O ideal é direcionar o pensamento com foco na solução. 

Leia com muita atenção as próximas perguntas. Dê um tempo para você e responda antes de prosseguir a leitura desse e-book.

Se Jesus lhe perguntasse, essas questões abaixo lhe pareceriam importantes? Como agir diferente? Não "reinvente a roda", busque conhecimento no lugar certo. Então, você tem a solução dos seus problemas? ou Quem tem a solução do seu problema? É questão de tempo ou de ação?

Na sua opinião, como as outras pessoas fazem para resolver esse tipo de problema? Quem você conhece que já viveu isso?

Como pode aprender com quem já sabe? O que de pior pode acontecer? Partindo do pior, o que você pode fazer para minimizar?

Imagine-se daqui a 2, 3, 5, 8 e 10 anos, vivendo esse problema ou esses problemas.

Ter dúvidas sobre o que fazer é normal, mas ficar indeciso é muito desgastante. Busque novas possibilidades, leia a Bíblia, você encontrará resposta.

Se fizer sempre as mesmas coisas, terá sempre os mesmos resultados. Enganoso é o coração mais do que todas as coisas e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá? (Jeremias 17:9)

Você fica preso em seus pensamentos constantemente? Isso acontece também com 90% das pessoas. Esse excesso de pensamentos mantém a maioria de nós paralisados e preso no piloto automático. Eles nos paralisam em meio ao medo, as incertezas e ansiedades da vida. É uma das principais razões pela qual a maioria das pessoas não podem, ou não conseguem encontrar a sua felicidade.

No mundo em que vivemos, precisamos refletir sobre as nossas prioridades. Recomenda-se que dirijamos o nosso olhar para o que é verdadeiramente importante e que libertemos o nosso coração da tirania dos bens materiais.

Muitas famílias foram desfeitas ou estão desestruturadas porque há desequilíbrio emocional em seu seio em função dos bens materiais.

Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã. O dia de amanhã terá suas própria dificuldades. A cada dia basta o seu peso. (Mateus 6; 34)

Viva tendo em mente o dia de amanhã. Hoje em dia fala-se muito em “inteligência emocional”. Ela é simplesmente o uso inteligente das emoções. Pare de ficar ansioso, estressado e preocupado, avise a sua mente para reprogramar o seu inconsciente com pensamento positivo e peça a Deus as respostas para todo seu questionamento na vida.

Uma das melhores formas de estabelecer hábitos mentais que possam beneficiar a sua vida é fazer, diariamente, perguntas que reforçam pensamentos positivos. Você apenas precisa escolher as perguntas ideais com as melhores respostas, cheias de otimismo!

As dificuldades para se lidar com as emoções podem aparecer de três formas:

1. Descontrole emocional. A manutenção de um descontrole emocional (uma mágoa, uma ira, ou um estado de stress crônico) provoca um desgaste do

corpo, pode levar à culpa devido a decisões irrefletidas e atos impensados tomadas no momento da explosão emocional. Pode, também, produzir sofrimento para si e para os outros. Muitos não percebem que acabam ferindo as pessoas que estão ao seu redor, geralmente as que menos gostaríamos de ver sofrendo.

Ao longo dos anos tenho visto muitas pessoas de valor sendo preteridas porque não aprenderam a lidar com as suas emoções. O evangelho está repleto de exemplos de pessoas que, não sabendo lidar com suas emoções, provocaram problemas para si e para os outros.

Por conta da ira de Paulo, que respirava ameaças de morte contra os cristãos (Atos 9:1), muitos foram mortos; Maria se deixou dominar pela tristeza, após a morte de Cristo, e foi incapaz de reconhecê-Lo ao seu lado, suas lágrimas a cegaram (João 20:13 e 14); pela alegria de Herodes, durante uma festa, sua sobrinha o fez tomar uma decisão de morte contra João Batista (Mateus 14:6-8); pelo medo Pedro negou

a Jesus (Lucas 22:54-62); e pelo afeto, os cristãos de Corinto eram solidários com pessoas em pecado aberto e os mantinham na comunhão, mesmo provocando opróbrio contra a causa de Deus (I Coríntios 5:1 e 2). E hoje não é diferente!

2. Incapacidade de expressão emocional. É uma desordem que sofre em distinto grau uma de cada 10 pessoas. Ela empobrece a vida, as relações e a saúde de diversas formas. A impossibilidade de verbalizar e abordar os conflitos psicológicos, como a morte de um familiar, uma demissão ou luto, faz com que a pessoa desenvolva doenças desde as úlceras e gastrite, até as artrites reumatóides, o lupus, a vasculitis ou a nefrites. Além disso, a falta de expressão emocional foi relacionada com as toxicomanias e transtornos alimentícios, como a anorexia e a bulimia, bem como dificulta a convivência e é causa de muitos conflitos e rupturas conjugais.

3. Dificuldade para lidar com as emoções dos outros. Isto pode ocorrer por duas formas: falta de percepção ou por não saber o que fazer quando se está na presença de alguém que esteja dominado pela emoção.

A emoção, em si, não é “pecado”, aliás, deve ser manifesta de uma forma sadia, com sinceridade e racionalidade. Mas se isso não acontece, se você perde o controle e essa atitude tem causado sofrimento para você e aqueles que lhe são próximos, Deus tem um plano. “Ele restaura a minha alma.” (Salmo 23.3). Esta é uma boa notícia. Periodicamente, todos nós precisamos de restauração. Somos ofendidos, magoados, traídos – a vida é dura.

Leitor, estamos sujeitos a ficar desencorajados, deprimidos e desesperados. Experimentamos canseira, fracassos, frustrações e medos. Todos nós temos algum tipo de ferida emocional de situações passadas. Carregamos ferimentos, cicatrizes de guerra, lixo emocional, que Deus deseja eliminar da nossa vida. Ele quer restaurar a sua alma. Nós podemos e devemos aprender a lidar com nossas emoções. A pena inspirada diz: A verdadeira grandeza do homem é medida pela força dos sentimentos que ele domina, e não pelos sentimentos que o dominam. Patriarcas e Profetas, 568. E o melhor mestre que podemos ter para aprender a lidar com nossas emoções é Jesus.

Jesus passou por tentações, foi humilhado e sofreu na cruz, então, quero lhe apresentar fundamentos de como Jesus tratava suas emoções para você carregar seu fardo com mais leveza:

Em primeiro lugar, Jesus não as reprimia. O evangelho afirma que Jesus expressava suas emoções. A grande questão não é que não podemos expressar as emoções, mas como fazê-lo de forma saudável. Havia equilíbrio em cada situação emocional. Jesus manifestou ira quando viu o templo dedicado a Deus tornando-se um mercado (Lucas 19:43).

A questão principal é que ninguém reclamou da atitude de Jesus, que foi dura, mas precisava ser tomada. A ira foi contra a injustiça e não contra os injustos. Ele também manifestou tristeza no Getsemani (Mateus 26:38). Mas sua tristeza não o paralisou, mas moveu-o em direção ao Pai em oração. Ele também “comia com pecadores” (Lucas 15:10). Jesus se alegrava sem, contudo, exceder-se. Mesmo o medo foi experimentado por Jesus, não o medo da cruz, mas a sensação de separação do Pai. “Por que me abandonaste?” foi o seu brado (Mateus 27:43). Devemos ter medo daquilo que nos afasta de Deus. E o afeto se apresenta no fato dEle ter oferecido a sua própria vida (Mateus 20:28). O sacrifício pelo outro é a forma mais sublime de expressão do afeto.

Jesus não agia dominado pela emoção. A emoção não se defronta com emoção ou razão, mas pelo espírito (Mateus 26:41). Jesus entendia que a única forma de vencer as emoções era por meio de uma vida de oração e comunhão com Deus.

Devemos permitir que Ele seja o Senhor de nossas emoções. O maior problema é quando agimos sob a força e nossas emoções. Este é o pior momento para conversar com seu cônjuge, ou aplicar a disciplina aos filhos. Palavras impensadas e atos descontrolados poderão criar uma mácula muito difícil de reparar. A maior parte das nossas decisões pode esperar até que estejamos mais tranquilos.

Jesus percebia as entrelinhas. Ele não se preocupava apenas com o que era dito, ele conhecia a natureza humana (João 2:25). Quando se afirma algo há muita coisa que não se diz e, em geral, isso é mais importante do que aquilo que se fala. Preste atenção nos gestos, no contexto em que se fala, no timbre de voz e pergunte sempre: “o que você quis dizer com isso?” Esta fórmula pode nos poupar de muito sofrimento.

Procure usar palavras mais concretas. Ao invés de simplesmente dizer que deseja mais carinho ou atenção, explique com atos concretos o que significa tais palavras para você.

Jesus reconhecia que as emoções eram Suas. Quando Jesus questionou “até quando vos sofrerei?” (Mateus 17:17) Ele demonstrava que o comportamento incrédulo daqueles homens O incomodava, mas isso não O impediu de realizar um milagre diante deles.

Aqui usarei exemplos, mas também usarei perguntas para sua reflexão. Procure responder as perguntas abaixo:

- Como você se sente hoje?

- Se você mudar, como Você vai se sentir?

- Quanto vai lhe custar se você não mudar?

- O que realmente vai mudar na sua vida se você mudar?

- Imagine agora você com esses mesmos comportamentos daqui a 1,3,5 anos?

- Agora, imagine você com novos hábitos e comportamentos positivos?

- Qual o medo que mais atrapalha sua vida?

- Qual a primeira coisa que você costuma pensar ao acordar?

- Qual sua maior vontade no momento e o que te impede de concretizá-la?

- O que você mais gosta em você mesmo?

- Cinco anos atrás, como você imaginou que seria sua vida hoje? - Está parecido com o que você imaginou? Melhor ou pior?

Por exemplo, você já notou o quanto é frustrante ficar com uma pergunta sem resposta martelando na cabeça?

É muito benéfico repetir alguns processos de pensamento que podem positivamente afetar seu humor e personalidade.

A mente humana realmente aprende e assimila melhor através da repetição. A repetição leva a excelência e a criação de hábito positivo. Existe uma frase muito usada: " a repetição é a mãe da habilidade".

Na vida a persistência pode ser aproveitada ao máximo e se tornar uma ferramenta muito poderosa para a sua jornada em busca de um bem-estar emocional. Se o seu cérebro é tão persistente em busca de respostas, então por que não fazê-lo trabalhar em busca das respostas que podem afetar positivamente a sua vida? E se ele trabalha com o método de repetição, o que acha de transformar essas perguntas em um hábito na sua vida? Lembre-se que a pergunta principal é "Deus, o que o Senhor deseja de mim?

É um nascer de novo como cristão na vida prática, sendo uma pessoa nova em Cristo.

Entenda que tudo vem de Deus, o "SIM" e o "Não", Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1

Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto e, tudo o que e verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minhas palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês. Filipenses 4:8

Cuidado com os ladrões de sonho. Eles podem está na sua família e no ambiente social. Ore forte: "Senhor Deus, minha vida está nas tuas mãos. As tuas decisões serão as minhas, protege-me, Pai, de qualquer pessoa invejosa, egoísta, revoltada, amargurada, ansiosa, materialista, desanimada, revoltada, maldosa, mentirosa, desobediente ao Senhor".

Coloque na minha vida pessoas genuinamente equilibradas, que possuam hábitos espirituais do bem, me mantenha ciente do poder transformador que o Senhor faz e sempre fará.

Busque no Senhor, estratégias santas, pensamentos positivos, para mudar uma idéia arraigada no inconsciente, para agir depois de pensar. Você é o que pensa que é. Se pensar negativamente colherá resultados negativos. Se pensar positivamente colherá bons frutos. Exemplo: um pequeno agricultura investi suas economias e tempo, esperando uma colheita farta. No outro dia, vi um pastor que tirou das suas economias um certo valor para suprir um irmão de igreja, recém convertido. Ele disse: uma bênção compartilhada é uma bênção dobrada.

Deus quer o que você realmente quer. Ele quer a sua felicidade, alegria, quer que seja um ser diferente diante do mundo. Porque, grande parte da sua experiência atual se baseia em seu pensamento anterior.

Deus lhe ensina a pensar e a agir. Pensamento gera ação que gera comprometimento, consistência, hábito positivo, experiência. Lembre-se que no inicio você terá resistência e os pensamentos negativos vão querer tirá-lo do foco. Assim você reprograma a sua mente é Deus agradece por você pensar antes de agir!

Segundo o dicionário, o conceito de gestão refere-se à ação e ao efeito de gerir ou de administrar.

Gerir consiste em realizar diligências que conduzem à realização de algo ou um negócio ou de um desejo qualquer.

O ponto de partida de uma boa Gestão de Emoções com ação do Senhor, é para as pessoas que ganham a vida fazendo o que gostam, nunca se dão por vencidas. Fazem de forma alegre e feliz, atendem as pessoas e procura servir.

Um elemento na gestão de emoções que precisa ser pensado aqui. Há uma enorme diferença entre ser e fazer, ter e ser, por exemplo, segundo estudo 85% das pessoas pesquisadas no EUA, preferem ter e fazer. Isso é uma cultura americana, mas são mais infelizes pensar assim. Enquanto aquelas que procura ser e fazer como servo do Senhor, são mais felizes. Pois fazer é uma função meramente do corpo, enquanto ser é uma função totalmente de Deus. Sua mente inconsciente só se importa com o que você está sendo enquanto está pensando ou em atividade. Portanto, o inconsciente procura um estado de existência, não de ação.

Você decide quem deseja ser e o que deseja conquistar neste mundo. Jesus seu Coach no controle lhe abençoando, o Espírito Santo de Deus fazendo o sobrenatural acontecer na sua vida, sua vida ficará no caminho que Deus traçou para você.

Muitos não dormem, passam a noite em claro, e estão tentando resolver os seus problemas, outros agir pela força dos próprios esforços e braços. Não significa que devemos ser irresponsáveis e não cumprir as nossas obrigações. Deixe Deus trabalhar em sua vida.

Você já parou para pensar que vivemos no dia a dia numa guerra espiritual, entre o bem e o mal, entre Deus e Lúcifer. Porém, o inimigo quer insuflar as nossas obrigações a ponto de se tornarem um fardo e assim nos acostumamos a viver cansados,

indispostos, com relacionamentos desgastados. Mas a Palavra diz que isso é inútil.

A Bíblia nós fala: “O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada” (Jo 3.27). Muitas confusões acontecem na nossa vida por que fazemos o que Deus não nos mandou fazer.

Apresento-lhe mais perguntas para você refletir, elas estão dispostas a trabalhar a seu favor e de faz uma espécie de varredura no seu inconsciente e subconsciente até encontrar uma resposta de Deus.

Responda essas perguntas e anote no Livro de Ata da sua Vida, no final do livro:

- O que você faz para melhorar o mundo, seu ambiente de trabalho e sua casa?

- Quem são as pessoas que ama, e por que as amo?

- Qual o principal objetivo que você quer realizar nos próximos seis meses, um ano ou três anos?

- Qual hábito seu você mudaria?

- Por quais coisas na sua vida você é grato hoje?

- Como seus familiares te veem?

Como Coach, analista comportamental em gestão de emoções, estou convencido de que os seres humanos estão adoecendo coletivamente e estão vivendo de forma individualista.

É precisa que as pessoas se inspire nos exemplos de Jesus para suas vidas.

Eu venho estudando mais e mais a vida de Jesus, quanto mais estudo mais impressionado fico com seus ensinamentos de como viver e ser feliz.

Precisamos sempre depender, pedir a direção do Senhor nas pequenas coisas: “Senhor, devo fazer este negócio? Devo fazer esta viagem? Devo assumir este emprego?” O Salmo 37.5 diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará”.

Quem é Jesus Cristo para você? É fundamental que faça uma reflexão profunda em sua vida com está pergunta.

Já vou lhe avisando, em certo momento da nossa vida cristã, nos será revelada a resposta a esta questão. Deus se revela a nós para que o conheçamos e, conhecendo-o, possamos lhe responder como

Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16,16). Naquele momento, Deus-Pai revelou ao discípulo a identidade de Jesus Cristo e isso determinou a vida e a missão do apóstolo, pois o Senhor se revela ao homem para que este seja participante de Sua vida e de Sua ação neste mundo.

Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Jesus pronunciou essas palavras na noite em que celebrou a última Páscoa com seus discípulos e instituiu a Ceia do Senhor. Portanto, aquela também foi a noite de sua traição. Os discípulos estavam um tanto quanto transtornados, e seus corações estavam tomados de emoções confusas.

E se a resposta que Deus tem para você for “não”? E se o seu futuro não for como você sonhava? Talvez para essas perguntas, você diga: “Não tem problema, porque minha vida está no centro da vontade de Deus”.

A sua vida está mesmo no centro da vontade de Deus? Perdoe-me provocar a dúvida, mas talvez eu esteja certo.

A fé em Jesus Cristo não é algo evidente como pode ter sido em outros tempos. Se você quer ser um vencedor na vida, ouça a voz de Deus, siga os caminhos de Jesus e deixe o Espírito Santo habitar em você para fazer de você um cristão transformado e transformador.

Digo isso também a respeito de mim, porque temos sido iludidos pelas nossas próprias concupiscências de prazeres, promessas de sucessos e ilusões de “vitórias” que a Palavra de Deus sequer fala a respeito. Não me entenda mal, não me refiro a vida em abundância que Jesus tanto disse, mas a loucura de um futuro perfeito e sem dificuldades, é sobre isso que falo, os ladrões de sonhos por exemplo, não tem nada a perder.

Jesus sempre dizia, durante sua peregrinação na Terra, para termos bom ânimo quando passarmos por várias tentações e tribulações, nos incentivava a prosseguir nos dias maus apontando seu próprio exemplo de ter vencido o mundo e hoje ficamos desesperados quando o dia mau bate à porta (João 16.32).

Se algo não vai bem como você desejava, simplesmente não abandone a obra de Deus com a justificativa de que Deus tinha planos diferentes.

Se você não recebe a “bênção” que sonhava, fica lamentando pelos cantos e fazendo mil campanhas para a vitória chegar para o próprio “eu”. Acho maravilhoso a resposta que Jesus dá para a mulher Samaritana “se você soubesse quem é que te pede água é você que me pediria e eu te daria a água da vida eterna” (João 4.10).

É de Jesus que precisamos somente e não que as coisas deem certo. Não adianta os negócios irem bem, a conta do banco estar cheia, e ter os sonhos realizados, se Jesus não for o centro de suas vidas. É Ele quem faz a vida fazer sentido. Mas para que isso aconteça, é imprescindível que Jesus Cristo, quem afirmamos ser o Filho de Deus, seja alguém com sentido para a sua vida e das pessoas, que não seja um estranho por quem é fácil nutrir certa indiferença. É imprescindível vê-lo e tê-lo como um irmão solidário na caminhada de nossas vidas, sempre pronto a nos receber em seus braços redentores, sempre atento às nossas alegrias e tristezas, sempre companheiro fiel até o fim. Jesus Cristo precisa ser reconhecido por nós como um amigo, tal como ele mesmo deseja e promove aos que abrem a porta do coração permitindo que ele entre.

Vamos parar de buscá-lo simplesmente para ter uma vida de bens materiais e de dinheiro. Precisamos de vida abençoada, estejamos nele, amemo-lo de todo o nosso coração e assim veremos que a paz que Ele oferece, o mundo, com todas as suas riquezas e paixões, jamais poderá nos dar. (João 14.27).

“Para sermos diferentes do que somos precisamos ter consciência do que somos”. Essa frase de Eric Hoffer nos lembra que uma mudança nos chama a uma consciência. O que você quer mudar em você? Para pensar e colocar em prática?

Aqui estão 10 perguntas essenciais que irão ajudá-lo a aprender o que você precisa para viver a sua melhor vida.

1. - Minha vida está no Senhor?

2. - Tenho orado todos os dias?

3. - Minha vida é divertida?

4. - Estou esperando a minha vida começar?

5. - Eu sinto meus sentimentos?

8. - O que o futuro reserva?

9. - Onde estou comprometido?

10, - O que eu espero para minha vida?

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 03/07/2018
Código do texto: T6380395
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.