TER ALERGIA A...MARIDO

Verdade científica que a mudança das estações altera o corpo humano. Tempo seco e friozinho chegando nesta época do ano. Final de outono e início do inverno... desagradável início de rinites (nariz entupido, tosse, cabeça pesada) e alergias - aqui, tragédia grega na minha casa: carinho de marido em recesso, nem que traga da rua morangões e chocolatinhos! Muda o clima e começam a aparecer as dermatites cutâneas, os pruridos, também as dificuldades respiratórias.

Evitamos que a casa acumule ácaros (carrapato microscópico, que delicadamente ELA chama de "miudinhos invisiveizinhos malvados"), vírus, fungos...

Minha mulher é radical: só aceita alopatia (corticóide apenas em raríssima crise aguda, bronco dilatador sazonal ainda vai... porque não tem contra indicação, atua especificamente sobre o pulmão, sem causar dependencia - ELA tem um nebulizador com foto minúscula de um compositor-cantor-violonista carioca, CBH, que EU nem ouse pensar em retirar dali). Embora homeopatia com fitoterapia e a medicina tradicional chinesa sejam de bom resultado também, ELA educadamente rejeita possíveis sugestões. Até criança recebe acupuntura, estimulação dos pontos energéticos com agulha, mas a minha "criança-adultinha" não aceita ser espetada. Banho frio? Só de chuva inesperada, como numa tarde em que o carro enguiçou de verdade na estrada, saí com ELA para triocar pneu e........ sem testemunha, nenhum voyeur nas proximidades, pegamos por opç(tes-)ão e desejo uma chuvarada romântica. Dieta alimentar climática; alimentos adequados e capacidade de tonificar órgãos? Complicado - boa de prato e talheres, só rejeita pedra... Seria a redução das crises de alergia ou bronquite e equilíbrio do sistema imunológico - cura definitiva é impossível, o ideal sendo evitar o contato com o que realmente incomoda. Ah, mas mamão, laranja e goiaba, fontes de vitamina C, ELA não rejeita, quem disse? Sabe que 'bezerrinhas' devem evitar leite nas crises porque aumentam o muco - pimenta ("Horrível!") ajuda na respiração. Nada de alimentos industrializados, que possuem corantes e conservantes: diminuem a imunidade do corpo. Em todo caso, hidrata o corpo com cremes específicos e muita água... mineral gelada (pago e carrego o peso das sacolas). Natação, exercícios físicos e respiratórios, ioga? Nem pensar... Não temos tapetes nem cortinas acumuladoras de poeira, limpeza geral é feita com pano úmido porque vassoura e espanador espalham a poeira, evitamos ambientes fechados o tempo todo - não somos fumantes - não criamos animal, seja de pelo ou pena - não temos planta em xaxim, que poderia mofar. Comprei colchão, travesseiros e cobertores antialérgicos.

Quase inverno, ELA não pode mais, em traje de EVA, uma única pecinha inferior (diz que assim fica mais inspirada intelectualmente, alega "despida de quaisquer (adoro este plural!) preconceitos /que nunca teve/ e aberta a premonições"), corrigir o que escrevo... a não ser que à noite EU traga preventivos bombons de cereja com licor. Em nome da paz domiciliar e amorosa, finjo que acredito. A mais recente alegria - auto diagnose - é "alergia temporária a marido". Pesquisou, descobriu que no passado criança com determinada doença (coqueluche?) fazia um curto passeio aéreo por conta da FAB. Assim, quer férias conjugais, uma passagem de avião (por que somente de ida?)... e cartão bancário adicional de... dependente. Traduza-se: saudades de papai-mamãe e do quarto de solteira. Tá bem. Irei buscar de carro que ao retorno "enguiçará" novamente na estrada, com sol ou chuva.

Espero que não seja alergia incurável.

____________________________________________________

LEIAM meus trabalhos "CASA LIMPA, CAMA LIMPA, ALMA LIMPA" e "ESCRAVO DO LAR".

NOTA DO AUTOR:

Em sânscrito, "prana" significa vento, alma e respiração, e lembra a conexão corpo/espírito, cultuada na filosofia hindu - a ioga controla a respiração e facilita a meditação, havendo técnicas da medicina indiana. Para terapeutas chineses, a respiração sibilante do asmático é o desequilíbrio da energia vital a ser corrigido com ervas, acupuntura, massagem, dieta e exercício. Na Grécia antiga. a asma era um desequilíbrio dos 4 humores básicos (bile amarelada e negra, sangue e secreções) e controlada por dieta, remédios vegetais, orações e mudanças de estilo de vida. Para os astecas, Tialóc era o deus da chuva, da asma e de outras doenças respiratórias associadas com o frio e o clima úmido e era para este deus que asmáticos deviam orar.

Na medicina atual, asma brônquica é uma doença inflamatória que limita o fluxo aéreo e causa desconforto manifestado por crises de respiração dificil e sibilante, tosse e sensação de aperto no tórax. Asmático isolado? Jamais! Charles Dickens, Marcel Proust, Vivaldi, Beethoven, Schoenberg, Bernstein, John Kennedy e Che Guevara eram asmáticos e tiveram grande participação social em nosso planeta.

FONTES:

"A estação das alergias respiratórias" - "As técnicas de combate aos alergenos" - "Campanha de inverno" - "A importância do diagnóstico da asma" - Rio, jornal O GLOBO - 20/6/93, 17/4/94, 31/5/98 e 14/5/00 // "A alergia respiratória e o ácaro" - Rio, jornal O GLOBO - sem indicação de data // "A estação das alergias" - Rio, jornal EXTRA - sem indicação de data.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 22/07/2018
Código do texto: T6397361
Classificação de conteúdo: seguro