PEIXES ETERNAMENTE VIVOS

1---DESCOBERTA DO PEIXE --- Dezembro/1938, pescador retirou das águas do Oceano Índico um peixe grande, cerca de 1,5m de comprimento, 4 barbatanas carnosas, grossas escamas - CELACANTO, considerado remoto ancestral dos animais terrestres, espécie acreditada extinta há 60 milhões de anos. Cabeça e pele foram examinados por Marjorie Coortenay-Latimer (naturalista sul-africana do signo astral PEIXES) do Museu de Londres e por um ictiólogo sul-africano da Universidade de Rhodes. Mais antigo vertebrado do mundo, o nome "celacanto" refere-se à barbatana oca (do grego 'koilos', oco + 'akantha', espinha, coluna), espécie surgida há 350 milhões de anos, no período devoniano /quando ocorreram principais alterações na flora e na fauna, movimentos geológicos etc./; em 1952, o mesmo ictiólogo viria a achar outro espécime; em 1987, uma expedição, num pequeno submarino, registrou uma grande colônia de celacantos avessos à luz: com olhos fosforecentes, a caça é noturna, matando as presas devagar. Maiores que os pré-históricos, têm coloração azul/verde acinzentado com manchas brancas, média de 100 quilos, pouca produção porque a gestão da fêmea é superior a um ano. O interesse monetário sobre eles é intenso, quase agora o extinguindo de verdade, e como proteção foi criado o Conselho de Coservação do Celacanto.

2---PROPAGANDA (influência, tentativa de mudar comportamento) / PUBLICIDADE (tentando convencer a comprar) ENGANOSA --- No Brasil, o período de fama do CELACANTO foi construído através da frase "Celacanto provoca terremoto!", na verdade retirada do seriado japonês "National Kid", em que seres abissais andavam a bordo de um submarino-monstro; quando este balançava as barbatanas, provocava um tsunami, daí a famosa frase - no caso, celacantos, seres das profundezas do mar, revoltados com a constante poluição, lançamento de detritos e lixo radioativo nas águas salgadas. (Seriado criado em 1960, popular apenas no Japão, país de origem, popularíssimo depois no Brasil, merchandising de fábrica de eletrodomésticos: herói vinha espaço, planeta Andrômeda, e era na Terra um professor cientista. Estória longa - pesquise, caro leitor!) ----- No Brasil, exibição televisiva de 1964 até o início dos anos 70, os "anos de chumbo", o Ministro da Justiça e a ditadura militar logo censuraram e reprimiram todas as séries que tinham super-heróis voadores, "atentando contra a moral e os bons costumes" (?)... /Não entendi. Se alguém entender, "traduza", isto é, explique./ Super pichação madrugatícia em muros ou encostas de morros nos anos 70, ah, como se fosse anúncio de loja - "Que diabo disto é aquilo? para que serve? de que cor? custa quanto?" - ou um código de gangues ou dos ditos-perseguidos "subversivos contra a política e a ordem pública". O grafite CELACANTO PROVOCA TERREMOTO! permaneceu enigma em ponto invisível de interrogação durante décadas, até que um jornalista, jovem na época, declarou ter sido o autor da brincadeira, inspirado na estória oriental (filme ou desenho animado?), nenhum significado especialíssimo, apenas uma divertida piada ou eterna irreverância carioca, sujeita a 'mil' significações/interpretações num tempo de pânico geral nem sempre ingênuo, "medo de que mesmo?" - contudo, a população acreditava no mito e as 'o-to-ri-da-des' se alvoroçavam com a 'terrível e temível' incógnita ante uma possível união popular, "contra quê ou quem mesmo?" Diz-se que brasileiro tem memória curta e fraca associação de ideias, complicado lembrar do seriado e, no esforço, associá-lo com "a união faz a força". Teriam que ser 90 milhões de celacantos nacionais (com intenção de trocadilho!) a provocarem um maremoto no Brasil, mesmo porque, Brasília não tem mar......... Era o que dizia a canção "Pra frente, Brasil!" - símbolo amarelo da seleção canarinho, tema musical ufanista de Copa de 70: "Noventa milhões em ação..." Hoje, 207,7 milhões berrando Fora!". Muito celacanto.........

3---ETERNA MÍDIA --- Informal sem ser vulgar, o prefeito-governador-presidente JK, hábitos simples de autêntico MINEIRO, costumava tirar os sapatos até em inusitadas ocasiões, libertando seus pés de exímio dançarino... Filho de Diamantina, terra da seresta, adorava o "Peixe vivo", canção folclórica que desde tempos remotos de universitário pobre era o seu 'hino', com ela popularmente saudado em toda parte. Em 1968, chegou a gravar texto de apresentação para um disco de seresteiros de sua cidade natal. Nenhum celecanto transcendental, mas este 'peixe'... mítico graças a seu sorridente marqueteiro, se eternizou muito além da fronteira de cantadores e suas violas regionais. Ave, JUSCELINO!

4---PEIXE RELIGIOSO --- No quadro renascentista "A última ceia", de LEONARDO DA VINCI, aparecem o peixe, o pão, a água e o vinho. O peixe, vertebrado frio que vive e se reproduz na água, é portanto da água da vida (sem água, não se vive!) e da fecundidade. Em latim, "Veneris dies", dia de Vênus, em honra desta deusa o alimento na sexta-feira era peixe, ela nascida da espuma do mar - mais tarde, idêntico preceito religioso cristão e do candomblé africano. (Na mitologia romana, Vênus, para os gregos, Afrodite: deusa do amor, da beleza e da sexualidade. Segundo a "Teogonia" de Hesíodo, ela nasceu quando Chronos cortou os órgãos genitais de Uranos e arremessou-os no mar; da surgida espuma, em grego, 'aphros', ergueu-se Afrodite.) Do grego 'ichthys', peixe, símbolo usado pelo cristianismo primitivo, em desenho ou pintura estilizada (embora já aparecesse em antigas tradições babilônicas de satanismo e paganismo), era uma espécie de senha nos locais de reuniões secretas, geralmente cavernas, no tempo em que os primeiros cristãos eram perseguidos, e surgiu depois como símbolo de Eucaristia, comunhão de almas e de fé, um dos elementos do milagre da multiplicação: peixes e pães para a multidão faminta. Em catacumbas mais antigas ainda, um peixe leva no dorso um cesto de pães. Peixe nunca foi restrição alimentar de povo algum, de religião nenhuma... Cristãos, peixes "libertados" das águas do mar profundo, os discípulos de Jesus tendo por missão "pescar almas"...

-----------------------------------------------------------

NOTA DO AUTOR:

PEIXE GREGO' - Fusão (ou confusão? ou outra versão na tentativa de explicar?) no Ocidente da palavra 'peixe', IXTUS no grego, idioma depois usado para ser escrito o Novo Testamento, em que cada letra inicial designaria um dos títulos de JESUS: Iesous Xristos, Theou Uiós, Soter, isto é, Jesus Cristo, Filho d Deus, Salvador - até hoje as letras I e X ou I e C (ou J e C) aparecem sobrepostas nas toalhas dos altares da Eucaristia e em objetos de culto e arte sacra.

FONTE:

"Cem anos a mil por hora" (de 1900 a 1999) - 35 fascículos - Rio, distribuição jornal O GLOBO, ano 2000.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 04/08/2018
Código do texto: T6408993
Classificação de conteúdo: seguro