SIMBOLOGIA DA ROSA NA MITOLOGIA

A Rosa simboliza a perfeição, o amor, o coração, a paixão, a alma, o romantismo, a pureza, a beleza, a sensualidade, o renascimento; e, de acordo com sua cor, pode simbolizar a lua (branca), o sol (amarela) ou o fogo (vermelha). Universalmente, essa flor complexa e aromática representa o símbolo do amor e da união, famosa por sua beleza e seu perfume. Não obstante, o desabrochar do botão da rosa simboliza o segredo e o mistério da vida.

Na mitologia, para os gregos, a rosa era uma flor branca que se tornou vermelha no momento que Adônis foi ferido de morte e Afrodite, sua amada, transformou a cor das rosas ao picar-se num espinho e derramar seu sangue. Diante disso, além de simbolizar o amor e o romantismo, a rosa simboliza, também, a regeneração.

Conta-se que...

No momento do ataque do deus Ares contra Adônis, o amante da deusa Afrodite, ela pressentiu a tragédia, correu para socorrer o amante. Porém, foi em vão, chegou tarde. Sentindo a perda, a deusa começou a chorar ao mesmo tempo em que corria. As suas lágrimas, ao caírem no chão, se transformaram na flor que todos nós a conhecemos como Rosa. Acontece, porém, que naquela corrida ela tropeçou, caiu e se machucou/feriu-se. O sangue que escorreu caiu sobre as flores transformando-as em vermelhas, que, até então, eram brancas. Esta é, pois, segundo a mitologia grega, a história do aparecimento dessa linda Flor, inspiração dos poetas e por que não dizer do amor?

Rosa: cor rosa significa 'graça', 'simpatia', 'amizade'. Usada para agradecer favores;

Rosa: rosa-escuro (bordô) significa 'gratidão' e 'beleza inconsciente';

Rosa: rosa-claro significa 'admiração' ou 'simpatia.'

Fabinho Oliveira
Enviado por Fabinho Oliveira em 17/08/2018
Reeditado em 23/09/2018
Código do texto: T6422211
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.