O Amigo do Caçador

Careca se despediu da mulher dizendo que iria caçar, mas antes foi a casa de José, muito seu amigo e o convidou para aquela missão. No entanto, o amigo com preguiça, disse que iria terminar de cavar um poço, mas que depois o alcançaria.

Nem muita cerimonia Carequinha, que tinha esse apelido, por parecer muito com o palhaço famoso da televisão, embrenhou-se na mata e caminhando pensava alto.

- Essa já é a quinta ou sétima vez, que vou a casa do José convidá-lo pra caçar e toda vez ele dá essa desculpa. Etá poço fundo! … E começou a rir no meio da mata.

Mais um pouco de caminhada e ele avistou uma paca. Se ajeitou, se aplumou atirou acertando o alvo. Mais adiante matou uma cutia e até um tatu. Feliz voltava pra casa, quando lhe veio à cabeça, de novo, o seu compadre José. Lembrou do comentário de Maria, sua companheira, de que José só aparecia quando tinha caça pra comer, mas caçar mesmo nunca mais ele tinha ido com o amigo.

E mergulhado nesse pensamento, voltando da caça farta, passou na casa do amigo e o convidou de novo, só que pra provar aquelas iguaria e o amigo, que estava deitado, de imediato levantou e foi logo guarnecendo o tatu e a cutia, enquanto Careca levava a Paca.

Na casa do Careca ele se juntou a mulher, que não estava com a cara de bons amigos, pois ela já estava de bronca por ver José lá. Mas ele nem deu bola e começou a preparar as iguarias, enquanto José, lá na frente da casa arrumava uma mesa e alguns troncos de árvores para assentar esperando a boia que estava na cozinha do compadre.

Lá pelo meio dia via-se uma movimentação na cozinha, mas José não via a sombra da comida. Apenas escutava o compadre Careca dizer pra mulher:

- Ô mulher, põe água e atiça o fogo.

Deu uma hora e a conversa era a mesma:

- Ô mulher, não esqueça, põe água e atiça o fogo.

José mesmo encafifado com os palavreados que vinham da cozinha deu ouvido mais uma vez, isso lá pelas duas da tarde, momento em que ele estava pra desmaiar de fome:

- Maria, já não falei, põe água e atiça o fogo.

Cansado, com fome e revoltado José se aproximou dos fundos e pela janela da cozinha observou o que realmente estava acontecendo e viu uma fumacinha saindo do fogão a lenha, Maria lambendo os beiços e Careca salgando a Cutia.

Mesmo sem entender ele falou: Nessa moleza, vou embora. Obrigado, põe água e atiça o fogo.

Na mesma moeda o compadre Careca falou:

- Até, esperou e não comeu.