MONA LISA



Vago sorriso, sedução enigmática... LISA GUERARDINI, La Gioconda", mulher renascentista, uma "bonitinha" pintada em 1503 por LEONARDO DA VINCI (1452/1519), num quadro com apenas 53cm de largura e 77cm de altura, ícone eterno de publicidades e piadas por vezes pesadas, agressivas. Retratada sem nenhuma joia. (Não havia esmeraldas na época?) Na verdade, tudo indica mistério feminino + alma sensível... Extrema dramaticidade - consta que um francês, em 1852, suicidou-se pulando do quarto andar de um hotel parisiense (deixou bilhete de despedida) por não ter conseguido, ao longo de décadas, 'traduzir-lhe' o semi sorriso... ----- Perambulou pelo mundo, quadro sequestrado em 1911, num dia de museu fechado, desaparecido por dois anos (como acharam?), em 1913 ladrão o oferecendo a um antiquário, antes de ter residência fixa no Museu do Louvre. Uma jornalista americana fez o livro "Mona Lisa - a mulher por trás do quadro", onde narra também a fervilhante e rica Florença, à época centro cultural do mundo. ----- Ela nasceu em 1479, naquela cidade, linhagem nobre e antiga. Casou aos 15 anos com Franscesco Del Giocondo, comerciante sem sangue azul, isto é, sem nobreza. Consta que o amor ainda não tinha sido inventado, o que valia era o dote oferecido pelo pai da noiva. ----- Logo, mulher /musa ou não/ era objeto de troca e a elas cabia administrar o lar e obedecer a pai, marido e filhos masculinos. Lisa teve 6 rebentos (só?!) e morreu aos 63 anos em 1542, encerrada num convento desde viúva.

F I M






 
Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 11/10/2018
Código do texto: T6473718
Classificação de conteúdo: seguro