APITARIA "VIRA" NOTÍCIA

Fato real: AMIGA carioca relembrando...

Primeira metade da década de 60. Um grupo de empresas suecas acertou um torneio de futebol de salão e alugou uma quadra perto do aeroporto Santos Dumont, para as noites de terça-feira. O contador da empresa de máquinas de escritório - tremendo perna-de-pau - foi votado por unanimidade para......... apitar. Muito mal, sempre nas horas erradas, vaiadíssimo pela assistência, mas apitava. No escritório, havia um faxineiro, nada bom da cabeça, querendo também apitar - por mais que explicassem que o apito obedecia regras de jogo, ele teimava, queria-porque-queria... e pronto!

Tempo quente na política nacional - uma renúncia, um vice-assumira, muitas incertezas.

O escritório era em frente ao consulado dos States, pré-protegido vinte e quatro horas pela soldadesca dos dois países.

Na faxina após expediente, mais algumas horas, o cara remexeu a mesa do contador e achou o apito. Felicidade, por certo sorriso de orelha a orelha, como no gato de Lewis Carroll em "Alice"... Foi para a janela, rua praticamente deserta, re-a-li-zou-se através de uma fresta.......... Uma apitaria quase enlouquecedora! Guardas americanos e brasileiros assombrados, correndo de um lado a outro, gritos em inglês e em português, perceberam que o som vinha de cima. O rapaz, agora oculto por uma cortina, continuou apitando. Alguns tiros sem direção determinada, assustou-se e fechou a janela.

As oficinas dos jornais ainda funcionando. Ao amanhecer, a notícia impressa; "ATENTADO AO INÍCIO DA MADRUGADA CONTRA..............."

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 27/10/2018
Reeditado em 29/10/2018
Código do texto: T6487890
Classificação de conteúdo: seguro