Desejos e Ideias

Escrevia suas composições no Grupo Escolar com muito zelo, caprichando na letra, redonda e grande, originada dos treinos nos cadernos de caligrafia. Acompanhado pela tia que era boa professora de Língua Pátria, orgulhava-se das primeiras palavras que também faziam feliz a avó e seus pais.

O título vinha sempre em destaque, sobre um forte risco de lápis de cor e nele já continha toda a história que viria a seguir. Mas a viagem nas palavras levava a narrativa para outra dimensão experimentada no título, deixando o leitor em dúvida sobre a intenção de certas palavras.

Não sabia do que gostava mais naquela mesa da varanda, se eram as aulas particulares da tia ou se era esperar o queijo derreter na chapa do fogão elétrico para comer com pão de sal e chocolate quente, coado sem uma pinta de nata.

À vontade para levitar nas imaginações criadas a cada frase..

No Ginásio, a Semântica do Botelho passou a marcar outras dimensões, pois com ela era possível imaginar uma realidade diferente, possível às vezes, mas que também continha um grau de levitação ainda não percebida pelo autor.

A realidade da vida impunha outra idéia da vida e por isso a escrita nunca foi além das redações para as provas e alguns relatos de ciências ou os fatídicos resumos dos textos de história do mundo.

Naqueles tempos a idéia de uma agenda ou diário era restrita às meninas e desde então nunca adotou qualquer tipo de registro de suas percepções daquele mundo.

A necessidade e o interesse numa formação que lhe desse algum sustento mais rápido o levaram a estudar na Escola Técnica, após um processo seletivo bem disputado, mas que a boa matemática fez a diferença e sem perceber a redação que naqueles idos de 1974, já era devidamente exigida, com certeza foi decisiva na sua classificação.

Na Escola Técnica teve boas aulas de Português, aprendendo as figuras da linguagem, mas os relatórios das aulas práticas sobrepunham qualquer possibilidade e interesse na escrita.

Bom, apesar da vontade de fazer alguma coisa diferente, as ondas da vida levam cada um para onde ela quer e naqueles tempos entendia que uma formação técnica poderia abreviar o caminho para um emprego legal.

Ael
Enviado por Ael em 23/11/2018
Código do texto: T6509964
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.