FRASES CASUAIS

"Lágrimas de crocodilo" - pessoa que chora fingidamente por algo que a própria não provocou, porém algo que lhe agrada: em resumo, hipocrisia e falsidade porque crocodilo não chora (comum no Planalto)... "A viagem de Mazário ao além", obra bizantina do século XV.

"Propositum potius amicum quam dictum perdendi." - Perco o amigo, mas não perco a piada. - "Sátiras", de HORÁCIO.

"Quanto mais alta a subida, maior a queda." - de PEDRO CRISÓLOGO, bispo e depois santo, e poemas medievais de CARMINA BURANA, cantata cênica medieval, manuscritos medievais encontrados na Alemanha em 1803.

"São dois os dias mais felizes que a mulher nos proporciona: quando nos casamos com ela e quando a levamos para o cemitério." - Num fragmento de HIPÔNAX, nascido em Éfeso em 541 a. C. / Machismo extremo. Sem me atirarem pedras: ele dizendo, não EU.........

"Se queres ser amado ama." - Si vis amari ama. - HÉCATO DE RODES.

"Sobre os romanos, que eram antes tão poderosos, tornaram-se escravos de prazeres corruptores e só precisam de pão e circo (panem et circenses)." - de JUVENAL, nascido em Roma, entre 55 e 60.

-------------------------------00000000000--------------------------------

FONTE:

"Desde que o mundo é mundo", crônica de ANA CRISTINA REIS (transcrição do Dicionário de sentenças latinas e gregas, de RENZO TOSI, professor da Universidade de Bolonha) - Rio, jornal O GLOBO, 5/11/16.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 01/12/2018
Código do texto: T6516629
Classificação de conteúdo: seguro