Desobediência Apaixonada

Pingo um cachorro mestiço, que tendia pra marca pixe, preto e branco, com estilo de baixinho galã. Tratado por madame Graça, com muito carinho e atenção, comia boa ração, tinha seu pote de água, tomava banho uma vez em cada semana e vivia olhando na janela daquele castelo. Só descendo de lá, pela manhã bem cedo, quando não havia nenhum cachorro por alí e às vezes, quando fugia, isso raramente, se punha a cortejar a cachorra meio encardida e arrepiada da vizinha, que também mestiça, uma mistura de puldo com vira lata, era conhecida no meio artístico com Shaquira, mesmo tendo o nome de batismo Safira.

Do outro lado da moeda, quer dizer, da rua morava o pouco acarinhado Malandro, cachorro de uma família pobre, que ficava de casa em casa. Às vezes, quando chovia, o coitado ficava pegando chuva na tentativa de entrar por baixo da porta. Mas como a vida humana, na vida animal, também tem os que se dão bem e os que sofrem. Assim, onde davam brecha, aquele malandro ficava com aquele ar de “pidão”, mas se desse sopa, ele afanava a comida. Tremendo vira lata cismava com a Shaquira e tinha um certo ódio do boa pinta “Pingo”, coisa de cachorro.

Certa manhã, após pingo ir com a sua dona para o passeio matinal, num cochilo da sua patroa, ele fugiu pelo lado da casa. Botando o focinho no chão sentiu a urina e o cio de Shaquira, como um ser humano apaixonado, seguiu o cheiro do seu amor até encontrá-la atrás do carro do seu Piauí. Acontece, que outros cachorros estavam cortejando-a, inclusive o seu rival, o cachorro conhecido como Malandro, que era um pouquinho maior que o Pingo e menor que outros, enfeitiçados pelo amor da cachorra, no caso cio animal.

No entanto ele respondia a altura a um outro cachorro da rua, conhecido por gringo. Nesse dia estavam todos sujos, lanhados e até mancos de tanto brigarem por sua amada. Quando sem mais e nem menos integrou o bando, o seu velho conhecido Pingo, que atrevidamente foi logo se aproximando de Shakira, que na altura do campeonato não era de ninguém.

Sob efeito de um olhar, Pingo, começou a chorar e a balançar o toco de rabo que ainda lhe restará pro lado de Shakira, que lá no fundo tinha uma simpatia por ele.

Rodeando, rodeando, procurando jeito para cobrir a cachorra se viu assediado ferozmente pelos outros cachorros, dos quais Malandro, o seu maior desafeto foi quem o agrediu com veemência e uma grande briga se fez bem atrás do bendito caminhão. Pois foram derrubando panelas velhas, zincos e uma toiça de fios retorcidos, que rolou junto como pobre Pingo, dentro de uma vala malcheirosa.

As dentadas, os latidos e o barulho dos objetos caindo acordaram a todos, logo de manhãzinha e trouxe à tona toda vizinhança, inclusive a Madame Graça, que reconhecendo o choro do seu cachorrinho foi ao encontro dele e o levou embora para a sua casa. Após um bom banho e uma esculhambação a parte.Pingo subiu para o segundo andar da casa e ficou em baixo da janela que costumava ficar olhando pra rua, enquanto Madame Graça saiu para o seu trabalho e deixou o cachorro confortável.

Ela chegou a noite cansada e foi logo se recolher sem prestar a atenção devida ao cãozinho, deu uma rápida olhadinha e entendeu que estava tudo bem, pois o Pingo parecia dormir enroladinho juntamente com a gatinha Mimim. Visto que não faltava água no pote e nem a ração, aquela senhora foi dormir.

Na manhã do dia seguinte, quando ela levantou, desceu as escadaria e notou, que o seu cãozinho não a acompanhou, mas continuou seu destino aos seus afazeres. Fazendo o seu café e arrumando a casa, quando porém, sob o miado da sua gatinha e uivos do Pingo, ela foi ao encontro da inquietação, deparando que algo errado estava acontecendo e foi ai que percebeu que ele, seu cão, não conseguia descer as escadas.

Ao subir ela deparou com a situação real. Pingo na ânsia de querer se erguer, caia em seguida e olhando pra ela começa a chorar sem poder se levantar. Mais do que depressa ela o pegou e o levou ao veterinário, pensando ela que era algum ataque. Lá chegando o cachorro desfaleceu e na investigação da causa o veterinário rindo descobriu que além de abalado emocionalmente, ele tinha uma mordida bem forte na anca da parte interior da coxa esquerda e como estava inflamada não permitia que ele se levantasse.

O médico amigo da família, já acostumado com o cãozinho, ouvindo atentamente história de Madame Graça, rindo sentenciou a doença:

- Ah minha senhora a doença do Pingo, não é muito grave, trata-se de paixão inflamada.

Madame graça disse:

- é o que ele arranja por querer a cachorra da rua. Isso é bem feito, por não obedecer e sair as escondidas.

Dias depois, a dona da Shakira mudou-se e levou-a para viver novos ares e o pingo, após a surra e as feridas voltou a sua janela, enquanto o malandro ainda ronda lá em baixo.