O HOMEM QUE DESAFIOU O REI.

HISTÓRIA QUE MINHA MÃE ME CONTOU.

Por Honorato Ribeiro.

O REI ESTAVA EM PÉ NA PORTA DO PALÁCIO COM SEU MORDOMO, QUANDO IA PASSADO UM SUJEITO, E O REI PERGUNTOU AO MORDOMO:

-QUEM É AQUELE HOMEM?

-É JOSÉ FREI SEM CUIDADO.

-CHAME-O, POIS QUERO DAR CUIDADO A ELE.

O MORDOMO FOI E O CHAMOU. CHEGANDO LÁ À PRESENÇA DO REI, ESTE LHE PERGUNTOU: COMO É SEU NOME?

-ZÉ FREI SEM CUIDADO.

-ENTÃO, DENTRO DE UMA SEMANA, VOCÊ VEM AQUI ME RESPONDER AS SEGUINTES PERGUNTAS: QUAL O PESO DA TERRA, QUANTO VALHO EU E O QUE EU ESTOU PENSANDO. CASO VOCÊ RESPONDA, DAREI A METADE DO MEU TESOURO. SE NÃO RESPONDER, MANDAREI LHE DEGOLAR.

O POBRE JOSÉ FREI SEM CUIDADO SAIU TRISTE E CHORANDO ATÉ A SUA CASA. QUANDO CHEGOU SEU COMPADRE LHE PERGUNTOU:

-POR QUE ESTÁ CHORANDO, COMPADRE!?.

-PORQUE IREI SER MORTO.

-MORTO POR QUÊ!?

-É QUE O REI ME FEZ TRÊS PERGUNTAS E EU NÃO SEI RESPONDER. SE CASO EU DURANTE UMA SEMANA EU NÃO LHE RESPONDER, ELE MANDARÁ ME DEGOLAR.

-QUE PERGUNTA FOI, COMPADRE?

-QUAL O PESO DA TERRA, QUANTO VALE O REI E O QUE ELE ESTÁ PENSANDO.

-NÃO SE PREOCUPE, COMPADRE, QUE EU IREI EM SEU LUGAR.

NO DIA EXATO, O COMPADRE SÁBIO APRESENTOU AO PALÁCIO DO REI E A SALA ESTAVA REPLETA DE CONVIDADOS. ELE, ENTÃO, DISSE AO REI: ESTOU AQUI PARA RESPONDER AS PERGUNTAS DO SENHOR REI.

-ENTÃO, RESPONDA-ME: QUAL O PESO DA TERRA?

-VOSSA MAJESTADE TIRE TUDO QUE HÁ EM CIMA DA TERRA QUE DAREI O PESO EXATO DELA.

-MUITO BEM. AGORA RESPONDA-ME: QUANTO EU VALHO?

-JESUS CRISTO VALEU 30 MOEDAS DE PRATA, O SENHOR REI DEVERÁ VALER 29 MOEDAS DE PRATA.

-MUITO BEM. E O QUE PENSA EU?

-VOSSA MAJESTADE PENSA QUE SOU JOSÉ FREI SEM CUIDADO, ENTRETANTO, EU SOU UM EMPREGADO DELE.

MUITAS PALMAS SOARAM NO SALÃO DO REI E ELE ENTREGOU A METADE DO TESOURO. QUANDO CHEGOU LÁ DISSE AO COMPADRE: EIS AQUI, COMPADRE, A METADE DO TESOURO DO REI PARA O SENHOR. DE POBRE QUE ERA, HOJE SERÁ UM HOMEM RICO E SÁBIO, POIS DESAFIOU O REI.

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 18/01/2019
Código do texto: T6553979
Classificação de conteúdo: seguro