A CIDADE SANTA

MEC/Brasília (peçam catálogo) - Vídeo 25'30", 1998 - direção Steven J. Deme - Áreas Ética-História, Geografia e Pluralidade cultural.

Documentário da série "Terra Santa, povo santo" sobre a cidade de Jerusalém, centro religioso de cristãos, judeus e muçulmanos. Na tela, imagens das ruas estreitas e apinhadas de gente de todas as procedências + profusão de cúpulas e minaretes. Badalar de sinos & chamados do muezin islâmico para as 5 preces diárias, ou seja, outros sons de variados cultos, na considerada 'terra santa' por fiéis em todo o mundo: cerca de 1,1 bilhão de cristãos, 935 milhões de muçulmanos e 14 milhões de judeus. Babel religiosa descrita em detalhes por sacerdotes e estudiosos.

Extra vídeo - A característica de usura remonta da estória da perseguição vivida pelo povo judeu. Por serem marginalizados na Idade Média e na Inquisição, os judeus tinham, como última saída, a transação comercial, o dinheiro.

AULA NO ENSINO MÉDIO - Israel X palestinos. Elementos para boas discussões - ótimo pretexto para sequência interessante de aulas de História, seja medieval ou contemporânea. A mesma cidade de Jerusalém é a capital da República de Israel e do Estado da Palestina. Turma dividida em grupos sob orientação para investigar a história política e social dessa região tão conturbada...

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 02/02/2019
Código do texto: T6565583
Classificação de conteúdo: seguro