DE UM SEMINÁRIO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA- PARTE VII (cont. 2)

1--HQ - ASTERIX, OBELIX e OUTROS - A transcrição do LATIM em alfabeto, por volta do século VII a. C., foi um fator decisivo para a sua expansão - como figura oficial do Império Romano, no século II d. C., chegou a ser falado na Europa, na África e na Ásia, abrangendo uma área de 5 milhões de km2. --- No século III . C., os ROMANOS chegaram à Hispânia (Península Ibérica), lentamente a regiões mais afastadas do centro político, por exemplo a L, Lusitânia, porém romanização total só no século V. --- "A pedra no meio do caminho" /ainda sem Drummond.../ foi ter que conquistar primeiro a Gália (ih, como demorou hein?), no início do século II a. C. até 51 a. C. Mas toda a Gália não, porque uma aldeia povoada por irresistíveis gauleses ainda resistiu ao invasor e aí é que surgem os valentes ASTERIX e OBELIX, sempre vencedores dos romanos na ficção. ----- "Obra literária dos franceses René Goscinny (escritor) e Albert Uderz (desenhista) em 1959 /ou uma metáfora à resistência da França à ocupação nazista na II GM?/ Sim - existiu a História e foi criada a Fantasia. Fatos ocorridos no tempo da República (509 a 27 a. C.), Senado governando, e do Império (até 476 a. C.), poder concentrado na mão dos imperadores. Bom, poder é poder! O general JÚLIO CÉSAR /grande militar/ liderou a conquista da Gália - o título "imperador" (significa "supremo") só surgiu após sua morte e a partir dele, em homenagem, todo imperador recebeu o nome de César Aparece com boa cabeleira de herói (HQ e estátuas), porém já calvo na ocasião - a favor, espírito de liderança e habilidade política. Cleópatra-sedutora (que no século XX inspirou Hollywood!) aparece também na HQ. Outras figuras históricas, Vercingetórix, espada e elmo com asas, símbolo do poder, grande chefe gaulês que tentou resistir à conquista romana, e Brutus, enteado de César e um dos responsáveis pelo seu assassinato. A principio, certa resistência gaulesa - em 52 a C., Vercingetórix uniu as tribos gaulesas do centro e do leste (tudo em "De Bello Gallico", não ficção, livro realista escrito por Júlio César: lutas de 58 a52 a. C., ele vencedor). "A estratégia era da "terra queimada" e abandonada, deixando o povo sem poder plantar... e comer; assim, Vercingetórix se rendeu pela fome do seu povo: levado para Roma, jogado numa cela, índice de enforcamento na prisão em 46 a. C."

2---HQ em cores - Projeções.

3---GAULESES - Conjunto de populações celtas que habitavam a Gália (atuais França, Bélgica e Itália setentrional, proto-históricas, provavelmente a partir da Primeira idade do Ferro), e viviam guerreando entre si, nunca permitindo ao povo estabilidade econômica e formar um Estado unitário. Excelentes metalúrgicos. Cultivavam trigo e cevada, de que fabricavam pão e cerveja; comiam cogumelo e frutas da floresta; bebiam água, cerveja e vinho (importado porque desconheciam o cultivo da uva) e leite de vaca e de cabra; fabricavam queijo e manteiga. Forte organização religiosa - assembleia anual dos druidas, classe sacerdotal que mantinha as normas. Politeístas, divindades utópicas (regionais); culto e divinização das águas montanhosas. Religião naturalista no culto das águas frias (rios, poços, fontes). Deusa Epona, das águas e da abundância agrícola, com inseparável cavalo, imagem colocada nos estábulos. Posteriormente, aderiram ao cristianismo de um só deus-criador.

------------------------------------------------------------

FONTE (parcial):

Resumo de aula sobre HQ gauleses, de TÚLIO VILELA, SP, 24/11/05.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 30/03/2019
Código do texto: T6611131
Classificação de conteúdo: seguro