ITALIANA ZITA

Muitas décadas. ELA, portuguesa da Ilha da Madeira, chegou em 1960 para morar com irmão e cunhada num subúrbio do Rio de Janeiro (em tempo recorde, apadrinhada por conterrâneos para ser gerente num banco português)... Mesmo familiares desconheciam a origem do nome, não ainda tempo de Internet, sabiam apenas "padroeira das empregadas domésticas"... e a curiosidade virou esquecimento. ----- ELA, migrante do passado, não sabia fazer um ovo frito apetecível e passou mal com a visão de feijoada africana-carioca (ih, de 7 salgados para cima: salve Ogum!) , num caldeirão, fervendo ao fogo... ----- Ilha da Madeira, terra de CRISTIANO RONALDO.

Na empresa onde trabalho, hora do almoço, pequeno grupo no refeitório discutindo origem do nome e alguém lembrou de uma antepassada. (Se era esta mesma, distraí, não perguntei.) EU me interessei pelo nominho dissílabo.

ZITA DE LUCCA, italiana - nascida em Lucca, na Toscana, em 27 de abril de 1212 (justamente, escutei que era niver da Zita madeirense, época de consultar o calendário da parede...), família pobre e camponesa, rica na divindade, morreu em 1272. Vida simples de empregadinha sem estudos e cultura, sempre se questionando se Deus aprovaria ou não sua determinada atitude. Aos 20 anos, trabalhou em casa de gente rica, missa diária, ajudando os pobres e visitando os doentes. Maltratada pelo resto da criadagem, não reagia, foram virando amigos e por capacidade passou a administrar a casa. Conquistou a admiração dos patrões... e um lugar no céu. ----- Corpo exumado intacto em 1580, então logo mumificado - em exposição pública num relicário de vidro, na Basílica de São Frediano, em Lucca. Foi canonizada em 1696, constatados mais de 150 milagres atribuídos à sua intercessão junto a Deus. ----- Padroeira das serventes e das empregadas domésticas. ----- Paróquia SANTA ZITA e escola paroquial em Vila Maria, Sampa. Padres italianos em 'irmandade patriótica'? Absolutamente, não sei.........

--------------------------------------

LEIAM meu conto "Duas mulheres, duas casas, quatro filhos".

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 11/05/2019
Código do texto: T6644408
Classificação de conteúdo: seguro