Farrapo Humano

"Fui caindo,caindo... dos

teatros de alta categoria para

ose baixa, até que levei uma vaia

cantando nu picadeiro de um circo"

(Vicente Celestino, no 'O Ébrio')"

Esta triste, sabia das críticas à sua pessoa, isso o constrangia. mas ele tirava de letra. Mas o mesmo não acontecia em relação com a sua consciência. Ele sentia vergonha de si próprio porque abrira mão e seus valores, brio, personalidade, orgulho, em troca de bicos, favores, miudezas... Estava servindo de capacho para tiranetes de plantão, aventureiros e novo ricos, medíocres; e ainda levava pitos, dessas cavalgaduras, pensava irritado, que nao tinham nada a ver com a sua terra, suas raízes, sua cultura...

Chorava por dentro. Como doía esse choro envergonhado. Estava sozinho na sala de casa, a luz apagada, só a tevê ligada mas sem som... Não se conformava por ter se transformado num reles subserviente, num capacho, como era apelidado pelo populacho. Ah, que saudade do passado quando era um sinhozinho e sua família mandava e desmandava, dava as cartas e jogava de mão.

Começou a beber, divagando e lamentando a sua triste sina. Lembrou-se da música "O Ébrio", decaíra sim, como o personagem, agora era apenas um pau-mandado. Um renegado na sua própria terra. Bebeu mais, até adormecer na velha poltrona toda puída. Mas antes de dormir, meio bêbado, fez um propósito iria se reabilitar. A bebida lhe encorajara à redenção.

Mas aí, logo bem cedinho, o telefone tocou. Ele acordou sobressaltado e atendeu nervoso. Era o chefe que já foi lhe dando um esporro, intimando-o e ordenando aos berros que viesse urgente, tinha uns "mandados" para ele fazer. O homem voltou à realidade imediatamente, totalmente submisso, humilde, despido de qualquer resquício de brio. Respondeu ofegante e e se cagando de medo: -"É pra já, chefe. Demorei porque fui dormir tarde, mas, acredite, juro, sonhei que o senhor havia sido eleito deputado e estava tomando posse vestido elegantemente, chique às pampas., parecia até um artista da tevê...".O chefe bateu o telfone cortando a babada imoral. O capacho saiu às pressas derrubando tudo queri chegar logo para agradar o chefe. Era um farrapo humano. Um caso perdido. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/05/2019
Código do texto: T6656049
Classificação de conteúdo: seguro