A CARAVANA

Numa noite chuvosa onde a estrada se apresentava um verdadeiro lamaçal, os cavalos um ou outro se atolavam no chão barracento, as carroças e os carros de bois rangiam de dor advindo do esforço descomunal que se faziam acontecer devido a torrente de água que caíra sobre a caravana de mestre Sebastião e comitiva. Eram todos homens fortes e corajosos, porém o temporal fizera que aquela coragem fossem se diluindo nas águas correntes do estradeiro. Mestre Sebastião, homem temente a Deus com sua fé inabalável durante o percurso pôs-se a rezar à São Guido e Santa Bárbara com o intuito de que ambos protegessem sua caravana, em especial aqueles homens eximindo-os de dores e sofrimentos diante daquele temporal.

Chegando à altura de Colônia Santa Tereza pára diante de uma mercearia, apesar do temporal, a fim de reabastecer sua caravana. Entre uma conversa e outra, mestre Sebastião conhece o velho tio Marcos que se encontrava sentado num banco tosco a fumar um cachimbo confeccionado por ele. Enquanto reabasteciam com os mantimentos, mestre Sebastião iniciara uma agradável prosa com o velho tio Marcos, este, um negro velho que fizera história naquele lugar em busca de uma liberdade para si e os seus irmãos de cor. Após algumas horas de prosa e descanso, a caravana dá continuidade rumo ao seu destino pelo caminho alemão.

Chegando à Boa Parada, mestre Sebastião pára novamente sua comitiva, porém desta vez para o descanso dos animais, pois o estado lastimável da estrada exigia, do contrário não chegariam ao destino. Sua comitiva fora recebida por uma família de alemães muito solícitas que logo oferecera um café quentinho com broas de milho enquanto alguns homens faziam os reparos necessários nas carroças. De uma parada emergencial tornara-se um momento de lazer onde alguém tivera a ideia de trazer uma sanfona, outro uma viola iniciando uma cantoria noite afora como é de costume naquela família, cantar, louvar a vida, louvar a Deus as dádivas recebidas. Ao amanhecer do dia seguinte a chuva cessara e mestre Sebastião agradecido pela acolhida promete na volta passar por lá para mais uma cantoria e assim a caravana seguiu o seu destino pelo caminho alemão...

Valmir Vilmar de Sousa (Vevê) 03/06/19

valmir de sousa
Enviado por valmir de sousa em 05/06/2019
Código do texto: T6665325
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.