CORES E CROMOTERAPIA

PALESTRA no meu sindicato em 2013, "Semana esotérica" --- nessa noite, plateia dividida entre AZUL e VERDE (nada 'rosinha x azulzinho', ideia grotesca e antiquada, imperdoável depois a desculpa de "metáfora"!!!), EU gravei:

1---CROMOTERAPIA é a arte de CURAR através das CORES, as quais podem influir no estado psíquico do indivíduo, predispondo-o a tristeza ou alegria, excitação ou prostração, apatia... assim como um dia de sol lindo nos predispõe a alegria, bom humor, dinamismo, eterna juventude X dia cinzento e chuvoso nos prepara tristeza, nostalgia, desânimo, recolhimento emocional. ----- Cada COR possui características ou qualidades diferentes - pode nos induzir a calma-repouso-paz-esperança, beneficiando, gerando bem estar, ou excitabilidade-irritação-nervosismo-agressão, prejudicando, causando mau-estar. Por si só, a CROMOTERAPIA não constitui elemento essencial para a CURA, funcionando como (ótimo!!! / ganhei muito ânimo numa experiência pessoal desse tipo) auxiliar do tratamento terapêutico, seja através da medicina oficial, ervas, sessões espirituais ou passes magnéticos. ----- As CORES são consideradas frias, quentes e neutras: as que absorvem ou dispersam a luz , sendo por isso quente ou fria. Nos países árabes, desertos ou lugares quentes, os habitantes se vestem primordialmente de branco, por ser uma cor fria, explicação científica é de que o branco reflete a luz e os raios solares, dispersando-os e permanece frio; ao contrário, a cor preta ou os tons escuros absorvem a luz e os raios solares e por isso tornam-se cores quentes - aconselhável o uso de cores escuras nos dias frios. ----- Na realidade, as CORES são produtos de diferentes vibrações, todas abrangendo a faixa vibratória situada aproximadamente entre 350 a 750 trilhões de vibrações por segundo e estão contidas na luz branca. ----- Sobre uma superfície plana de modo que incida numa das faces um raio de sol, veremos refratar na parede as 7 CORES DO ARCO-ÍRIS e mais 2 praticamente invisíveis. ----- Visíveis: vermelho / alaranjado / amarelo / verde / azul / anil e violeta, bem nítidas; as não percebidas visualmente são o infra-vermelho e o ultra-violeta, muito usadas na medicina acadêmica. ----- O branco é o conjunto de todas as cores e o negro é simplesmente a ausência de luz. Para comprovarmos o branco, basta girar velozmente um cartão pintado com as cores do arco-íris, desaparecerão as cores e, do aparente nada, sem MÁGICA circense alguma, surgirá o... branco.

2---CORES PRIMÁRIAS: VERMELHO - AMARELO - AZUL. Destas formam-se todas as outras: Assim: azul e amarelo - verde; vermelho e amarelo - alaranjado; vermelho e branco - rosa; azul e vermelho - roxo.

As cores branca, azul, verde clara e cinza são consideradas frias, calmantes - vermelho, amarelo, alaranjado e preto são cores quentes, excitantes. ----- As cores influem na disposição de cada um com referência à percepção da passagem do tempo - estando-se numa sala de paredes vermelhas ou amarelas, parece que o tempo anda mais devagar; com paredes em verde ou azul, tempo parece correr mais rapidamente. O vermelho excita as glândulas sexuais masculinas, homem sempre "disposto"; a cor violeta aumenta a atividade das glândulas sexuais femininas. ----- As cores escuras são energéticas-ativas- dinâmicas-abafantes-irritantes-pressionantes-pesadas-tristes X as cores claras são balsâmicas-leves-repousantes-calmantes-descontraídas-joviais- abertas. ----- No vestuário, há roupas que destacam certas pessoas, ou pelo contraste ou pela harmonia: pessoas claras, roupas marrom, bege, amarelo escuro ou laranja X pessoas escuras, tonalidades claras, como branco, gelo, marfim ou pérola. ----- Hora do troca-troca!!! A fim de contrabalançar, usar de vez em quando cores contrárias a seu próprio temperamento habitual - quem for muito alegre-extrovertido-expansivo-risonho-comunicativo, usará cores escuras para que aparentem sobriedade-austeridade-sizudez, como preto, marrom, cinza e azul marinho; introvertido-tímido-fechado-tristonho-neurastênico, usará roupas claras que lhes imprimam caráter jovial-expansivo-festivo-brando-comunicativo. ----- As cores escuras são geralmente negativas, ou seja, tristes-inquietantes-agitadas-agressivas-temperamentais-hostis-pesarosas-depressivas-cheias-fechadas-vigorosas-viris, dando aspecto tipicamente masculino X as claras mostram feminilidade, ou seja, são agradáveis-calmas-alegres-prazerosas-joviais-brandas-delicadas-harmônicas-vazias-espontâneas-abertas-amenas, em suma, mais festivas, causando impressão de bem-estar e desembaraço.

3---No emprego das cores na cura de moléstias, deve-se utilizar uma farolete, lanterna ou projetor de aproximadamente 7cm de diãmetro, cujas lâmpadas ou vidros possam ser trocados, a fim de adaptar-se ao foco de luz, lâmpada ou vidro com a cor que se deseja. ----- A CROMOTERAPIA não se limita a banhos de luz com projetores e tem outras aplicações, finalidades, objetivos e curiosidades, também. Por exemplo, cômodos pintados de acordo com o objetivo desejado - uma tenda de umbanda-igreja-templo de paredes azuis predispõe que a assistência permaneça por espaço de tempo mais longo, em melhor meditação e concentração; em sala de aula, estudos e biblioteca, paredes amarelas; em sala de trabalho, quarto de hospital ou casa de repouso, pela necessidade de calma-tranquilidade-sossego, paredes em verde claro; em sala refrescante, paredes em cinza, branco, azul ou verde claro; se sala ou aposento que dê a impressão de aquecimento ou finalidade pré-determinada, paredes em alaranjado, vermelho ou amarelo. ----- As cores influem inclusive na idealização da bandeira de um país - vermelho num povo que possua índole belicosa e guerreira; em nação de habitantes não afeitos a guerras fraticidas de conquista ou tendência belicosa, não aparece nas bandeiras a cor rubra. ----- Na nossa bandeira, o verde traduz um povo calmo, tranquilo e essencialmente agrícola, base vegetal, esperança em futuro grandioso; o amarelo, inclinação a cultura-intelectualidade, solo como fonte de riquezas minerais; azul, misticismo por excelência, religiões espiritualistas, gente propensa a religiosidade-hospitalidade-devoção; branco, povo alegre-jovial-aberto-expansivo-pacífico-tranquilo. Logicamente, a índole retratada na bandeira é coletiva, soma das inclinações no caráter da maioria, na época.

4---PROPRIEDADE DAS CORES - ALARANJADO - quente-emocionante-desordenada-moderadamente excitante, impressão de transtorno-preocupação-perturbação; quando clara, prazerosa-contente-moderada-divertida. AMARELO - reflete sabedoria-cultura-religiosidade-riqueza natural, ótimo estimulante mental e tônico cerebral; quando muito escuro ou misturado a cores violentas, coopera em trabalhos de feitiçaria, sendo hostil-odiosa-agressiva-maléfica. AZUL - alta espiritualidade-concentração-meditação-infinito-misticismo-religiosidade; dá sensação de calma-profundidade-abertura-grandiosidade-delicadeza-suavidade-brandura-harmonia-repouso. BRANCO - alegre-expansiva-solene-aberta, induzindo a paz-tranquilidade-pureza; enche de luz e espaço o cômodo pintado com esta cor, mas dando a impressão de vazio. CINZA - sombria, predispõe a tristeza-saudade-melancolia-nostalgia-abatimento moral e psíquico, produzindo também sensação de desânimo-solidão-isolamento. MARROM - predominante masculino, às vezes depressivo-desencorajante-desagradável-cheio, porém o usuário demonstra certa segurança em si mesmo; em móveis, sensação de conforto e preenchimento de espaços vazios. PRETO - deprimente-triste, oferecendo um espaço lutuoso-fúnebre-angustiante-hostil-infeliz-mortal-desesperado-escuro-atemorizante. ROSA - espiritualmente elevada, representa amor puro-desinteressado; simboliza harmonia-inocência-ternura-fidelidade-vitalidade-candura-simplicidade-desapego a coisas materiais. VERDE - calmante-saudável-sedativo-pacífico-repousante, oferece descanso-espiritualidade, bem-estar, aumenta a esperança; dá impressão de frescor-naturalidade; verde claro é antisséptico. ROXO - também depressivo-desagradável-pesaroso-calmo-tranquilo, despertando recordações saudosas-tristonhas-melancólicas-um tanto fúnebres; lembra velhice e infelicidade passada. VERMELHO - excitante-sensual-agressivo-violento, acarreta paixões, estimula órgãos sexuais masculinos, ótimo para estudantes de matemática; cor usada para incitar touro em touradas. VIOLETA - vigor, majestade; bactericida, higienizando feridas e infecções purulentas; ativa as glândulas sexuais femininas.

5---Quando ESCURAS, as CORES são geralmente negativas-tristes-inquietantes-agitadas-agressivas-temperamentais-hostis-pesarosas-depressivas-fechadas-cheias-masculinas-vigorosas-viris-pesadas-intensas. ------ Quando CLARAS, alegres-variadas-serenas-positivas-agradáveis-calmas-alegres-prazerosas-joviais-brandas-harmoniosas-vazias-espontâneas-amenas-abertas, parecendo francas-festivas, causando impressão de bem-estar, bom humor e desembaraço.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 20/06/2019
Código do texto: T6677657
Classificação de conteúdo: seguro