COZINHA JAPONESA

1--- Rituais da alimentação deste povo: requinte na apresentação, combinação de cores e diferenças entre texturas - cozinha japonesa! -, festa para os olhos e o paladar. Geralmente, pequenas e meticulosas porções, vários pratos delicadamente decorados compondo refeição farta. Ritual de detalhes fundamentais na culinária japonesa, como o corte do peixe para o 'sashimi' ou a mistura dos óleos para fritar a 'tempura'. O uso dos 'warihashi' - pauzinhos para levar a comida à boca - faz parte do respeito alimentar. Peixes e crustáceos se destacam nos diferentes preparos; verduras e vegetais cozidos rapidamente para que tenham textura crocante e conservem o sabor. Ponto importante é preservar o sabor autêntico de cada alimento. Os ingredientes são degustados separadamente, oposto às receitas francesas que fundem os sabores... e o prato brasileiro que 'entijola' feijão-arroz-farinha. Por esta razão, temperos fortes - gengibre, cebola, molhos - são acrescentados com a comida quase pronta. Tradições da cozinha japonesa (peixe, peixe, peixe?!...), algumas influências estrangeiras só a partir do século XVI. Um dos bolos mais populares no Japão é o 'castera', receita adaptada do 'pan de Castilla' ('pão de Castela', região na Espanha), levada pelos portugueses; outro famoso prato japonês é a 'tempura', inclusive, do verbo "temperar", em português. Ainda sob influência estrangeira, no século XIX, os japoneses inventaram o 'sukiyaki', prato preparado na mesa, que leva carne em lugar de peixe, criado para introduzir o uso da carne de boi, antes pouco prestigiada, no país. Leitor (na atualidade, muitos machos - ditos ogros e brucutus -, cozinheiros até em casa...) / leitora quer alguma receita?

2--- Japão com passado israelita? Por que não? O narrador primitivo aprendeu sobre a afinidade entre as duas culturas porque durante dez anos teve o senhor Shimizu por mestre, seu primeiro sushiman (origem nunca abandonada, cinzas derramadas no Monte Fuji). Ambas as culturas sempre voltadas para educação-respeito-tradição-costumes-festas. Muitas semelhanças: daber, kore, agum, gai (hebraico), daberu, koru, agumu, goi (japonês) / falar, frio, triste, não judeu / não japonês......... ----- Teorias sobre dez tribos perdidas de Israel, uma delas (Gad ou Zebulun) 'teria caído" no Japão. Em Kioto, japoneses mais idosos citam lendas da tribo de Zebulun ou Zebulom... E o Ano Novo japonês inicia outras celebrações que incluem o consumo de bolo de arroz ('mochi por 7 dias - só tomam mingau de ervas amargas - possível estabelecer paralelo com o Pessach, páscoa judaica, a festa da libertação, também alimento de pães sem fermento e ervas amargas. Certos festivais japoneses se *assemelhando aos judaicos. Voltando ao narrador primitivo, de origem judaica do Egito, à frente há 20 anos no mesmo restaurante japonês, fez uma conexão entre as duas culturas, cozinha japonesa 'kosher', dirigida à comunidade ortodoxa, rigorosa nos procedimentos de manuseio e preparo da comida - peixes com escamas e barbatanas - salmão-atum-robalo e peixes brancos da época,segundo as leis de Kashrut (deveres alimentares segundo as leis judaicas) & preceitos judaicos, rabino sempre de olho, segundo a "Torá", livro sagrado dos judeus. Para ambos os povos, a alimentação é uma das maneiras de perpetuar a identidade e a refeição é um ritual sagrado e uma oportunidade de expressar a fé.

-----------------------------------

LEIAM meus trabalhos "929-T(s), Y, S, espec. FINAL, e "Brucutus e ogros na cozinha".

NOTA DO AUTOR:

*Livro "História antiga japonesa", impresso em Nagasaki, 2015, de N. Mc Leod, escritor escocês.

FONTES:

"Experimente o sabor puro da comida japonesa - Conheça as artes da cozinha japonesa", recorte da década de 60 (muita antiguidade na relíquia de papel amarelo!), não identificado --- "Entre duas culturas", artigo de CESAR HASKY, colunista convidado - Rio, revista ELA, 7/6/15.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 29/06/2019
Reeditado em 29/06/2019
Código do texto: T6684660
Classificação de conteúdo: seguro