DOÇURINHAS NIPÔNICAS

JAPÃO, presente na moda, na música, na arte e na gastronomia, numa estética chamada "kawaii", toque de meiguice ganha o mundo: conto de fadas + Lolita... Mundano aspecto da rotina de Tóquio. Até ônibus municipais decorados com ursinhos, celulares e smartphones com penduricalhos cintilantes. "Tokyo Girls Collection", semana oficial de moda, mais de 50 mil pessoas assistindo desfiles de grifes populares de Shibuya e Harajuku, bairros criativos. Modas não muito versáteis: tons pasteis, babados, lacinhos, estampas de personagens infantis; modelos baixinhas e de perna grossa, sorridentes, saltitantes; em duplo sentido, lambidas sensuais em pirulitos gigantes - estética 'kawaii', revolução da cultura pop japa cada vez mais forte. Nas ruas, indispensáveis legging e meias pretas sob saias ou vestidos. Em Paris, a Japan Expo 2013, principalmente quadrinhos e desenhos animados, cerca de 20 ml pessoas, boa parte vestida em estilo kawaii. "Kawaii", sem tradução perfeita - define um visual entre o conto de fadas e a Lolita (de NABOKOV, 1962, chupando maldoso pirulito, insinuante). Cafés e lanchonetes na mesma linha, corações de ketchup sobre o omelete...Conceito "Kawaii", também pode se, união de feio-incômodo - nova versão de Hello Kitty, patenteada em *1976 pela japonesa Sanrio, ícone até hoje. madeixas louras, sutiã de conchas e saltos de plataforma, o mais emblemático símbolo da subcultura da fofura. União das peças tradicionais, como quimonos e tamancos de gueixa, com acessórios de pelúcia, plástico, pvc... um verdadeiro look de teatro infantil.

-------------------------------------------

NOTAS DO AUTOR:

SHIBUYA - região metropolitana da capital, um dos principais centros comerciais e financeiros do mundo. --- HARAJUKU - ponto de encontro de adolescentes e lojas de marcas famosas de moda jovem.

*1976 - Japão numa fase de transição social para um país desenvolvido, ao mesmo tempo recebendo a influência de acontecimentos dentro e fora do país (sequestro de um avião Yodogo e crise de energia devido à guerra no Oriente Médio). Nessa tensão social da época, foi criada a Hello Kitti, super companheira.

FONTES:

"Para todas as idades" - Rio, jornal O Globo, 13/12/13 ---"Japonês é tão fofinho" - Rio, revista O GLOBO, 15/2/14.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 30/06/2019
Código do texto: T6685049
Classificação de conteúdo: seguro