NOVOS "ASIÁTICOS"

Vá para QUIOTO se quiser conhecer o Japão antigo, o país dos samurais, das gueixas, dos templos budistas, dos jardins de pedra - TÓQUIO é o Japão moderno, ocidentalizado.

- - - - -

Fraco desempenho da economia e alto desemprego no Brasil estimulam novos dekasséguis e o Japão mudou regras para recebê-los: êxodo para o País do Sol Nascente. Muitas agências de recrutamento. Diferente do passado, pioneiros na década de 90. Hoje, desejo de educação melhor para filhos, alta qualidade, sem pagar nada, garantindo se possível o visto de permanência para toda a família. Pois é. Entre 18 e 55 anos, contrato previamente assinado e coragem para encarar uma jornada de 45 horas semanais (quantas por dia?) em fábrica de autopeças, montadoras, empresas de alimentos ou de eletroeletrônicos, por exemplo, longe de Tóquio. Ginástica matinal e leitura dos princípios da companhia - empregado se compromete a dar o máximo de si para o sucesso da empresa. Salário 'gordo' por hora, US$10. Férias de apenas 10 dias. A busca por trabalho no Japão cresceu em 2016, a ponto do governo criar novas regras de imigração, desde abril/2019. No fim de 2018, já eram cerca de 197 mil brasileiros em cidades japonesas, os chamados dekasséguis - pelas novas regras, agora profissionais de baixa qualificação e sem ascendência nipônica - segunda, terceira geração, ou seja, filhos e netos de japoneses. Serão cerca de 345 mil vistos de trabalho para estrangeiros em 5 anos. Crônica a carência de mão-de-obra, população envelhecendo rapidamente, daí a necessidade de trabalhadores estrangeiros. Interessados devem conhecer os hábitos do país de tradições fechadas. Ideal falar japonês para vagas em lojas ou cuidar de idosos. Cultura, culinária e tipo de trabalho com longa jornada são os principais fatores para a adaptação. Existem, embora raros, mercados com produtos brasileiros (jornais revistas, enlatados) e mais comumente centros de apoio à comunidade estrangeira. Há quem previamente desista. Como se comportar? Entender muito bem questões do binômio hierarquia-disciplina, as regras mais rígidas, o trânsito e hábitos do dia a dia - até a reverência, o gesto de inclinar o corpo, varia de acordo com a tradição.

- - - - -

UM POUCO DE TÓQUIO, a nova cidade olímpica, sede dos Jogos Olímpicos de Verão em 2020. Algumas atrações turísticas: Parque Ueno - cerejeiras que florescem na primavera e belos templos, como o Kan'ei-ji, e museus importantes, como o Museu Nacional de Ciência / Torre de Tóquio, 333 metros de altura, um dos símbolos do Japão de Pós-Guerra - tem dois observatórios a 150 e a 250m de altura: do segundo, pode-se ver o Monte Fuji / cercado por amplo parque na parte oeste da cidade, Santuário Meiji Jingu, tributo dedicado ao Imperador Meiji que abriu o Japão ao Ocidente no século XIX - museu local conta a história desse governante e sua corte / cruzamento da estação Shibuya, o mais movimentado do mundo - sincronia perfeita dos pedestres / estádio Ryogoku Kokugikan, de sumô, o esporte mais japonês - pequeno museu sobre essa luta de gigantes.

----------------------------------------------------

FONTE:

"Japão abre as portas para a imigração e atrai brasileiros" - Rio, jornal O GLOBO, 9/6/19.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 03/07/2019
Código do texto: T6687656
Classificação de conteúdo: seguro