HOMÔNIMAS

Tenho uma AMIGA literalmente "perseguida" por homônimas desde garotinha.

1-A mãe foi buscá-la no jardim de infância e havia um recado para encontrar a filha na sala da diretora. Pensamento: "Ah, quando EU te pegar!" A filha era apenas tagarela... Mãe colocada diante de outra criança e ambas negaram se conhecerem. Conferidas as fichas de matrícula, nomes iguaizinhos, MFG, inclusive no pingo do "i", no til sobre o "a" - porque fora delas também existe a forma 'Guimaraens' (Alphonsus de... - pseudônimo - mineiro, místico, poeta católico / simbolismo e neo-romantismo).

2-.Casada, outro sobrenome, agora MGS (alguém por aí quer ser Alves? - solicito boa cozinheira-doceira, amar literatura e tocar um instrumento musical). Foi a uma editora, comprou livros, apresentou carteira de professora para (mini) desconto. A mãe a acompanhava, esta pediu "pipisório" e comentou terem vindo de longe - na verdade, apenas bairro distante, mas não esclareceu este detalhe. Ao computador, a atendente comentou: "É, de longe mesmo..." (Nome da moça há muito tempo ali cadastrado.) A caminho de casa é que minha AMIGA leu na nota fiscal: nome & sobrenomes iguaizinhos, indicação de uma escola estadual também de segundo grau, hoje ensino médio, porém numa cidade montanhosa no estado do Rio de Janeiro, bem distante. Guardou a nota como prevenção de encrenca numa futuríssima aposentadoria.

3-Foi a uma loja comprar aparelho de tevê, tamanho médio, sem requintes (memória de velhos tempos de dinheiro curto: em casa, somente radinho de pilha e olhe lá!) - o vendedor registrou a compra e perguntou se ELA ia casar ou estaria 'renovando' a casa inteira. Não entendeu nada, pensou em Apolo (ainda não conhecera um certo Cigano paulista) - "Só se você me quiser"... - pensamento erótico, apenas olho no olho. Riram juntos. Nota de compra apenas com a tevê. Dias depois, campainha, calçada cheia de móveis, geladeira, máquina de lavar roupa etc. etc. etc. Bruto susto no meio do ano - longe do Natal, nem mesmo Papai Noel nem prêmio de programa televisivo. Recolocar no caminhão... Não soube o verdadeiro endereço. Homônima!

4-Viúva, recebeu um telefonema de 'marido viajante', tantos e tantos anos fora do país. Impossível! Ressurreição não existe. Em todo caso, deu conversa para descobrir o autor do trote. "Ah, se EU te pego!" Fala daqui e dali, o 'filho' pródigo estaria num miserê ao Sul da Espanha (ih, terra de ciganos, povo que ELA admira...), voltou ao Brasil e aí então lembrou-se do que jurara, terno e gravata, perante o padre na tarde do casamento. Localizou-a pela lista telefônica. Não era esta.

5-Encrenca absurda no balcão do Detran, após solicitada por carta para comparecer (e como a descobriram?). "A senhora trocou de endereço e não avisou, Voltaram suas 16 (taí, ELA gosta da dezena: borboleta!) multas.." Trabalheira, mas conseguiu provar a homonímia.

6-Outra homônima me descobriu (ELAS sempre me acham!) e enviava frases filosóficas pelo Orkut. Minha AMIGA é pessoa "mala direta" existencialista, ou seja, não gosta de fraseados de fantasia, mil volteios. Louquíssima Geminiana, em tom de piada, porém pé na realidade, conscientíssima; jamais dúbia por má fé e nem sabia mexer com Orkut. Pois é, a outra se dizendo ora também (?) professora de português ora engenheira, porém um fraseado e uma ortografia deixando muito a desejar. Coloquei a carioca a par da emulação (nada a ver com mula, pessoal!) e vimos na telinha do Facebook a moça da saia avermelhada... Bloqueei.

7-Pior foi numa tarde de consulta a dermatologista, enorme sala de espera no hospital particular, nome completo berrado um auto falante chamando para... a sala de parto! Pouco depois, soube que nasceram gêmeos, signo de Gêmeos... Francisco e Clara.

8-Minha narrativa não termina aqui. Não depositada pensão, meio de 2019, tantos anos sem falha, descobriu depósito em outra conta corrente, mesmo banco e agência, número totalmente diferente; agindo para retificação! Erro de dedos nervosos na digitação do dinheiro em outros algarismos......... ou homônima???

NOTA DO AUTOR:

No passado, era comum, na porta comercial, em inglês uma placa indicadora: WC - water closet, literalmente 'gabinete de água' (apenas vaso sanitário, sem chuveiro).

Filho pródigo - está num livro religioso antigão: sai pelo mundo, perde herança recebida e volta, anos depois, esticando mão para pedir.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 09/07/2019
Código do texto: T6691725
Classificação de conteúdo: seguro