COMO ENROLAR UMA GRANDE PROFESSORA E TIRAR DEZ... - PARTE II

"Não muito difícil falar sobre BELLA JOZEF, professora e crítica literária, recentemente falecida no Rio de Janeiro. (...) filha de imigrantes judeus russos, nasceu no Rio em 1926 e estudou na UFRJ, tornando-se depois assistente de MANUEL BANDEIRA, então professor da instituição, que a estimulou a estudar a Literatura Hispano-Americana. BELLA assumiu por concurso a cátedra da referida disciplina, dirigiu o departamento de Letras Neolatinas e orientou numerosas teses e dissertações. (...) relacionamento com escritores latino-americanos não apenas através dos textos, das resenhas, conheceu vários deles (...) relação afetiva (...) entrevistas vividas e reveladoras que aparecem em "Diálogos oblíquos", conversas com JÚLIO CORTÁZAR, JORGE LUÍS BORGES, GABRIEL GARCÍA MÁRQUES, entre outros. (...) Da sua bibliografia constam ainda obras como "Poesia argentina - 1940-1960"; "História da Literatura Hispano-Americana" (197l), considerada obra fundamental; "Espaço reconquistado" (1974); "O jogo mágico" (1980), ensaio sobre a linguagem literária; "A máscara e o enigma" (1986), profundo estudo sobre condição latino-americana, e "Romance hispano-americano" (1986). Coordenou a seção brasileira do fundamental "Diccionario enciclopédico de las letras de América Latina" (1998) e organizou várias antologias, entre elas a importante "Antologia general de la literatura brasileña" (1995, publicada no México). (...) Entre outras funções, foi membro do Conselho Editorial da UFRJ, fundadora e presidente por seis mandatos da Associação de Professores de Espanhol do Rio de Janeiro (Apeerj) e professora emérita da UFRJ (...) magnitude e importância de seu trabalho. (...) fui amigo da Bella. Apesar de morar em Porto Alegre, encontrei-a várias vezes no Rio, em outra cidades brasileiras e também no exterior, em eventos (...) mais que seu campo de interesse, fascínio pessoal: a literatura hispano-americana. (...) Com o 'boom' dos anos 60 e 70, os escritores do continente ganharam destaque impressionante. (...) Numa viagem que fiz pela Europa em 1970 (...) vitrines das livrarias as obras de GARCÍA MÁRQUEZ, VARGAS LLOSA, JULIO CORTÁZAR (...) componente político: estávamos em pleno período ditatorial na América Latina e prestigiar estes escritores era uma forma de protestar contra o autoritarismo, e que tinha o apoio de editores, livreiros, jornalistas, intelectuais, leitores (...) literatura hispano-americana não incluía o Brasil (...) barreira cultural (...) diferença de idiomas (...) Era como se o nosso país a América Latina estivessem de costas. (...) O realismo mágico, que caracterizava a literatura hispânica, não chegou a se desenvolver muito entre nós. (...) Nesse contexto dimensão transcendente do trabalho de BELLA JOZEF (...) comovente esforço para difundir entre os brasileiros as obras de escritores hispânicos (...) entusiasmo contagiante nas palestras que dava (...) elo de ligação entre as duas culturas (...) autoridade de seu conhecimento e emoção intensa (...) Escritores que estudava, fascinavam-na. ----- Dinâmica e generosa, uma perda para o país. (...) pessoa especial, extremamente generosa e afetiva. (...) em 2003, instituições culturais do Rio Grande do Sul lançaram minha candidatura à Academia Brasileira de Letras (...) eu não estava preparado para isto: morando em Porto Alegre, eu conhecia muito pouco da ABL (...) de acordo com a tradição, deveria visitar os acadêmicos (...) BELLA veio em meu socorro. Ela própria tinha sido candidata, não tendo sido eleita (...) organizou em seu apartamento um encontro no qual pude falar (...) ato de encorajamento, de solidariedade (...) fui eleito para ABL. ----- Assim era BELLA, uma pessoa culta, dinâmica, generosa. Fará falta à sua família, aos amigos, ao Brasil."

----------------\\\\\\\\\\\//////////////-----------------

LEIAM meus trabalhos "Anúncio tem que ser criativo" - Parte IV e "Professora desaparecida". ----- Após muitos anos de desencontros e saudade, o nome dele foi visto na Internet - concluiu doutorado em Letras-UFRJ, pós-doutorado na Itália - vários livros publicados. Parabéns e felicidade, LUIZ (ou LUÍS? ou LUÊ?) EDMUNDO BOUÇAS COUTINHO!

NOTAS DO AUTOR:

UFRJ - Herdeira legítima da Universidade do Brasil (UB) - fundação em 1792, tempo de D. Maria I. /// "Diálogos oblíquos" - Livro de critica e teoria literária, autoras BELLA JOZEF e BEATRIZ GUIDO, 1999.

FONTE:

"A falta que BELLA JOZEF nos faz" (transcrição resumida, adaptação), super homenagem do escritor gaúcho, também judeu, MOACYR SCLIAR - Rio, jornal O GLOBO, 27/11/10. --- Na foto ilustrativa, recente, juntos, BELLA e BANDEIRA.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 13/07/2019
Código do texto: T6694823
Classificação de conteúdo: seguro