Um Desabafo

Dona Stela chegou quando a reunião de organização para fazer um mingau de milho na noite de São João começou, na casa de dona Rita.

As tratativas foram iniciadas sob a fala do senhor Gerson, seguida por dona Marília, que junto com a dona July comentavam que dariam três quilos de milho. Quando do nada, Stela, prima de dona Patrícia começou incontrolavelmente a falar.

Parando a reunião e causando enorme espanto a metade dos presentes, que ouviram calados àquela senhora como um monologo a expor a dona da casa:

- Meu deus, Rita estou muito ansiosa, ansiosa demais. A duas noites, que não durmo. Preocupada com a minha operação de miomas. Sei que é uma operação simples, mas tenho medo de morrer. Tenho medo de deixar o meu marido.

Numa fração de segundos uma pausa repentina, dona Rita como a interceptar com a cabeça expressivamente concordava e ela continuava a falar sob os olhares taciturnos dos outros :

- Sabe Rita tem horas na noite que começo a chorar. Meu amor tenta me consolar, mas não adianta. Essa ânsia e esse medo me consomem. Ah meu deus!...E deu-se nova pausa intervalar de um minuto, num silêncio, regado a lágrimas, que o senhor Alberto, que também fazia parte da comissão, quis afagar, mas foi interpelado por dona Rita ao segurá-lo nos braços e com a cabeça sinalizou negativamente. Fazendo-o intender, que aquela senhora só queria aquele espaço como desabafo.