O HOMEM, conto religioso - PARTE II

IMPRESSIONISMO - O nome do movimento é derivado da obra "Impressão: nascer do sol", de CLAUDE MONET, 1872. Abaixo Academia, abaixo Realismo!

1---Em PINTURA - Movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura, nova representação da realidade, independência artística na segunda metade do século XIX e que deu início às grandes tendências de arte do século XX. Começou na França, tempo da Belle Époque (1871 / 1914). Luz natural, natureza, mistura das tintas na própria tela em pinceladas soltas. Produção ao ar livre, sob iluminação solar, fixação do instante, ou ateliês privados, quadros pintados à sua maneira, sem contornos nítidos, liberdade criativa. Principais nomes: MONET, MANET, RENOIR, CÉZANNE, VAN GOGH.

2---Na MÚSICA - Início na França, contra excessos emocionais do Romantismo. Ampla gama de possibilidades sonoras. Desaparecimento da melodia linear. Atmosfera sonora baseada em "impressões" auditivas. Atmosferas indefinidas, ritmos imprecisos e irregulares. Principal nome: DEBUSSY.

3---Em LITERATURA - Aplicação a partir dos irmãos Edmond e Iules Goncourt, para designar a "escrita artística", não chegando a ser 'estilo de época', mas uma atitude na expressão, linguagem vibrátil com descrições que procuravam grafar a aparência vivida, com exatidão e esmero científico, pintura refinada das impressões subjetivas sobre o estado d'alma das personagens. Principais nomes: EUCLIDES DA CUNHA, RAUL POMPÉIA, EÇA DE QUEIRÓS, CESÁRIO VERDE, GRAÇA ARANHA, MACHADO DE ASSIS.

- - - - -

No conto O HOMEM, de SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDERSEN:

IMPRESSIONISMO - Todas as faces mostradas ao mesmo tempo. --- GRADAÇÃO - "A sua expressão era simultaneamente resignação, espanto e pergunta." --- "... e em cujo rosto estavam inscritos a miséria, o abandono, a solidão." / Também impressionista a descrição - mostra a emoção causada à narradora - detalhes: "fato verde (...) cabelo castanho claro, apartado ao meio, ligeiramente comprido (...) barba por cortar há muitos dias (...) mais belos do que tudo eram os olhos, os olhos claros..." / GRADAÇÃO - "...a cabeça levantada (indicando movimento) que olhava o céu com uma expressão de infinita solidão, de abandono e de pergunta." / "De sua boca corria um rio de sangue (...) a criança caíra com ele, escondendo a cara na saia do seu vestido manchado de sangue." Agora a cara da criança já não mostrada em toda a sua beleza - é a outra face que ela pode ter.

--------------------------------------------------------

LEIAM meu trabalho "(Vincent Willem) Van Gogh".

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 20/07/2019
Código do texto: T6700533
Classificação de conteúdo: seguro