UAI! #1

Essa versão de origem da interjeição UAI, típica dos Mineiros, remonta à época de Tiradentes, herói nacional, líder dos Inconfidentes. Segundo relatos, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, criou uma senha para permitir o acesso às reuniões secretas nos porões dos casarios de Vila Rica, na calada da noite. A senha era UAI: UNIDOS ALCANÇAREMOS INDEPENDÊNCIA.

As reuniões eram marcadas sempre em lugares diferentes do último encontro para evitar que fossem descobertas pelos governantes ligados a coroa portuguesa.

Quando um Inconfidente chegava ao local marcado, batia à porta três vezes, pausadamente - TOC... TOC... TOC...

O porteiro e sentinela encarregado da tarefa de conferir a senha e permitir a entrada dos inconfidentes, perguntava lá de dentro:

- Quem bate?

E um Inconfidente respondia por exemplo:

- Cláudio Manuel UAI!

- Tomás Gonzaga UAI!

- Padre Rolim UAI!

E assim se procedia até o último inconfidente chegar e dentre eles o traidor, Coronel Joaquim Silvério dos Reis que delatou o movimento libertário mineiro ao governador da capitania de Minas Gerais, Visconde de Barbacena, que entregou o plano à coroa portuguesa.

Tiradentes soube da traição e fugiu para casa do amigo Domingos Fernandes da Cruz, no Rio de Janeiro onde ficou escondido, no sótão da casa, até a sua prisão. Naquele dia, a casa foi cercada pela guarda da coroa e o próprio traidor, foi efetuar a captura de Tiradentes. Ele adentrou a casa e se dirigiu ao sótão, batendo na porta pausadamente por três vezes.

- Quem bate? Indagou Tiradentes.

- Coronel Silvério UAI!

Tiradentes então, abriu a porta do sótão e se entregou à guarda. Ele foi preso e três anos depois foi enforcado no Rio de Janeiro.

Tiradentes foi morto, mas eles não conseguiram matar os ideais dele. Pulsava no povo o desejo de liberdade e de livrar das pesadas taxas impostas pela coroa portuguesa, sendo uma delas, O Quinto Do Ouro, que revoltava a todos.

- Que dia que a gente vai se livrar desse Quinto Dos Infernos!?

- Tenha fé! Ainda vai chegar o nosso dia, UAI!

E assim o UAI foi incorporado na linguagem do mineiro no sentido de Esperança. Mas, hoje ele tem vários sentidos.

- Essa história é real. Pode acreditar UAI!!!

Paulino Pereira Lima
Enviado por Paulino Pereira Lima em 22/07/2019
Código do texto: T6701800
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.