Branca Dias

Era um homem velho, cansado de guerra e inconformado co a ascensão, outra vez, do pensamento fundamentalista, tipo inquisitorial. Não suportava esse retrocesso, principalmente a tentativa obsessiva de prejudicar as artes e as letras e de impor u pensamento arcaico e ditatorial.

Sempre que divagava sobre o assunto ela recordava da magnífica peça teatral do saudoso Dias Gomes, "O Santo Inquérito". Relembrava, falando com seus botões, a peça, a tragédia de Branca Dias, uma moça pura e livre que vivia no interior na idade média. Era exceção no lugar porque sabia ler, pensava e gostava de poesia. Isso no tmpo da Inquisição (que, pasmem, era chamada de santa). A moça era cristã mas não era fanática. Certo dia Branca salva do afogamento um padre que viajava nuka canoa. Retira ele da águae faz respiração boca a boca. Salva o padre Bernardo, um adepto da inquisição.O padre se aproxima dela e começa a submetê-la a perguntas,então descobre que ela sabe ler, gosta de poesia, é sonhadora e, ainda, que é noiva de um rapaz muito bom, Augusto. Essas confidências foram a perdição de Branca porque despertaram no padre o demônio interior da maldade, despeito e ingratidão. Ele começo a "sentir"que precisava "salvar" a jovem dos seus "pecados", purgá-la de acordo com a filosofia da inquisição, Então aproveita a estada na cidade de um Visitador do Santo Ofício, um bispo inquisidor, e delata Branca como necessitando purgar seus pecados. Primeiro prendem e torturam o pai dela e o noivo, Depois atanazam a jovem, ameaçam,querem obrigá-la a confessar pecados que nao cometeu. Diante de tanta pressão, ela quase hesita, mas consegue resistir. Fazem um ´último aceno à jovem mas ela resolve não abjurar. Então queima Branca Dias na fogueira.

O homem sabiaque Dias Gomes se baseara num fato real acontecido na Capitania de Pernambuco. O grande dramaturgo escreveu um libelo magnífico contra o autoritarismo e o fundamentalismo.Achava que as pessoas deviam recordar a peça. Ela era atualíssima. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/07/2019
Código do texto: T6706305
Classificação de conteúdo: seguro