CYRANO DE BERGERAC

COMÉDIA - considerado gênero menor em relação à TRAGÉDIA ou DRAMA, algo registrado entre 335 e 323 a. C., na "Poética" de ARISTÓTELES.

A França aprovou uma lei para que canais de televisão invistam na produção audiovisual local. 'Bombando' filmes e séries de comédia........ (E a nossa Ancine, hein?)

No Festival Varilux, décima edição, em 82 cidades brasileiras dos16 longas inéditos exibidos, metade é da jovem comédia cinematográfica francesa. No Rio de Janeiro, em 4 cinemas ditos 'nobres'. ----- Uma das mais festejadas exibições é "Cyrano, mon amour", processo criativo original do dramaturgo francês EDMOND ROSTAND (1868/1918), obra de 1897, um dos maiores clássicos do teatro francês, traduzido em mais de 40 idiomas e ganhou diversas adaptações mundo afora, no palco e no cinema; uma das mais conhecidas, a versão cinematográfica dirigida por PAUL RAPPENEAU, 1990, com o ator GÉRARD DEPARDIEU como o poeta narigudo que escreve poemas para ajudar o belo e pouco articulado amigo a conquistar sua prima Roxane, por quem ele também é secretamente apaixonado - poesia misturada com a realidade, para falar de criação e inspiração, e tem muito amor, romantismo, força e humor. ----- O filme, primeiro longa metragem dirigido pelo ator e roteirista ALEXIS MICHALIK, visto por mais de 700 mil pesssoas na França, é baseado na peça "Edmond (título original do filme) Rostand", encenada por ele em Paris, 2016, vencedora de 5 prêmios Molière, por sua vez recriação de outro texto teatral, o clássico "Cyrano de Bergerac". Rostand inspirou-se numa figura verídica que admirava, o também CYRANO DE BERGERAC (1619/1655). O resultado de cruzamentos + sobreposições é uma divertida e movimentada comédia que homenageia Rostand e outras figuras do teatro parisiense do século XIX, como a atriz SARA BERNHARDT e o ator CONSTANT COQUELIN, primeiro intérprete de "Cyrano". ----- Celebração ao teatro e seus profissionais. Essa reconstituição histórica inclui a sessão inaugural dos irmãos LUMIÈRE iniciada em 1895, quando Rostand (interpretado por THOMAS SOLIVÉRÈS), um jovem e reconhecido dramaturgo que não escreve há dois anos e, precisando de dinheiro, diz para um produtor que tem uma comédia pronta, porém enfrenta dificuldades para emplacar sua peças em poucas semanas, num circuito teatral altamente disputado em que pontifica o dramaturgo GEORGES FEYDEAU (interpretado por Michalik). Pouco depois, Sarah e Constant fazem girar a engrenagem que levará a "Cyrano", inspirado em fatos em torno do real Rostand.

-----------------------------------------

FONTES: "Ótima comédia e painel histórico" - "Varilux mostra força da jovem comédia francesa" - "A história por trás de Cyrano de Bergerac" - Rio, jornal O GLOBO, recorte sem data, 15/6 e 23/6/19.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 04/08/2019
Código do texto: T6712218
Classificação de conteúdo: seguro