CINEMA INTERNACIONAL

1---FRANÇA, Europa Ocidental, tem cidades medievais, aldeias alpinas, praias mediterrâneas, capital PARIS, cidade famosa pela alta costura, museus de arte clássica e monumentos; país conhecido pelos vinho, cozinha sofisticada, desenhos rupestres em cavernas, teatro romano e palácios históricos. ----- "MARGUERITE & JULIEN": UM AMOR PROIBIDO", 2015 -- drama romântico, estória de uma ligação visceral e escandalosa entre irmãos no ambiente da aristocracia francesa; paixão narrada com a ajuda de elementos anacrônicos (objetos de cana, música) - no século XVII, o episódio verídico que inspirou o roteiro e outros no século XX ou XXI, intensidade apaixonante na inspiração póstuma de Truffaut (1932/1984).

2---JAPÃO, país insular no Oceano Pacífico, capital TÓQUIO, cidade conhecida pelos arranha-céus cidades densas, palácios imperiais, parques nacionais montanhosos, milhares de santuários e templos, trem-bala, lojas e cultura pop; idioma = japonês. ----- "ASAKO I & II", 2018 -- romance em dose dupla, fábula de amor perdido com doses de realismo fantástico e retalhos da vida cotidiana - filme num período de anos, Asako, a heroína, conhece Baku, se apaixona e é abandonada (ele vai comprar sapatos /não cigarros, na 'desculpa brasileira'/ e nunca mais volta - dois anos depois, ela encontra Ryonei, um duplo de Baku. inicialmente resiste, mas depois aceita o novo relacionamento: cotidiano e semelhança física e metafísica; uma das cenas mais bonitas, absurda e sublime, é quando, após um acidente de moto, se beijam deitados no chão - o mesmo ator nos dois papéis, com habilidade, definindo, além da aparência física, um mistério inerente. Final inesperado e um tanto frustrante, pela atmosfera fantástica sugerida ao longo da estória.

3---SENEGAL, costa oriental da África, capital DACAR, rica herança colonial francesa, muitas atrações naturais; idiomas - francês e árabe. ----- "JORNADA DA VIDA" -- encontro transformador entre o homem ator SEYDOU TALL que desembarca em Dacar e o menino YAO de 13 anos que atravessa o Senegal para vê-lo; realidades distintas: vida num mundo glamouroso. muito diferente do cotidiano no interior do país, o artista partindo de viagem rumo à aldeia do menino e revisita suas próprias raízes; relação entre personagens de modo contido, sem qualquer apelo sentimental ou exotismo na discreta passagem da dança ritualizada de uma anciã. O cativante menino quer viver em Marte e ser também um mergulhador, após descobrir a literatura de Júlio Verne.

4---ZÂMBIA, sul da África, capital LUSAKA, ex-colônia do Reino Unido, país sem saída para o mar, relevo acidentado, vida selvagem diversa, muitos parques,savanas e áreas de safári; idiomas - inglês e longa. ----- "EU NÃO SOU UMA BRUXA", 2019 -- realismo social, peculiar conto de fadas contemporâneo: drama em torno da infância em cultura muito distante e ao mesmo tempo com elementos aproximados com a nossa, ou seja, de interesse universal. Menina de 8 anos é acusada pela comunidade de ser bruxa e é enviada a um retiro onde já existem mulheres também assim "diagnosticadas", a autoridade local funcionando como guardião; religião, política e negócios convergentes. A diretora roteirista RUNGANO NYONI nasceu no país e vive na Inglaterra; logo, um pé na África, outro na Europa...

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 10/08/2019
Código do texto: T6717189
Classificação de conteúdo: seguro