UM POUCO DE JAPÃO - PARTE V

UM POUCO DE JAPÃO - PARTE V

RUBEMAR ALVES

1---MEIOS DE COMUNICAÇÃO - O povo japonês é um dos mais que lê: JORNAIS e REVISTAS (semanais/mensais, ilustradas) em forte tiragem, importantes meios de difusão de notícias em todo o país. -- Igualmente empenho vital desempenhado pelo CINEMA, RÁDIO e TELEVISÃO, desenvolvidíssimos em relação a outros países. -- Cerca de 100 jornais diários, os mais importantes com edições matinais e vespertinas, aproximada tiragem diária de 37 milhões. Os mais importantes, o ASAHI SHIMBUN e o YOMIURI SHIMBUN, oscilantes tiragens entre 3 ou 4 milhões por dia. Em inglês, o JAPAN TIMES, o ASAHI EVENING NEWS, o MAINICHI DAILY NEWS e o YOMIURI. Além destes, inúmeras agências de notícias, estações de rádio e de televisão. Jornais gozando de liberdade completa quanto a publicação de notícias, sem ligação com qualquer partido ou grupo político - linha política independente. Duas grandes agências de notícias gerais: a KYODO NEWS SERVICE - organização cooperativa que fornece notícias internacionais aos jornais e estações afiliadas de rádio e televisão comercial - e a JIJI PRESS. Muitas organizações de notícias estrangeiras com correspondentes em Tóquio.

2---RÁDIO & TELEVISÃO - Influência bastante poderosa, comparável aos jornais, registrados muito mais que 10 milhões de rádio-receptores e 8 milhões de aparelhos de televisão (antigona pesquisa oficial nos idos de agosto/1961, imagine-se hoje!). As emissões de RÁDIO começaram em 1925, quando a NIPPON HOSO KYOKAI (NHK ou Corporação Semi Governamental de Rádio Difusora Japonesa) foi estabelecida. A NHK é uma sociedade semi-estatal administrada por um conselho de diretores e mantida pelas taxas pagas pelos ouvintes e espectadores, de acordo com lei específica - possui rede difusora, mais de 200 estações, que transmitem programas através de todo o país. Início das emissões de TELEVISÃO em 1953, possuindo atualmente cerca de uma centena de estações emissoras, num arquipélago tão diversificado. A RÁDIO-DIFUSÃO COMERCIAL teve início em 1950, com 11 companhias emissoras de rádio desse gênero, 10 companhias tele transmissoras e 33 companhias associadas de rádio e tevê - em 1960, a publicidade feita pela rádio difusão comercial era de 22% da receita de toda publicidade comercial paga no país. Em 1960, depois do States, o Japão iniciou as emissões de TELEVISÃO em cores. De novo em 1960, a NHK celebrou o vigésimo quinto (ditas "bodas de prata!" / mas, bodas, com quem?... - ah, com a clientela!) aniversário do programa para o estrangeiro, "Rádio Japão", em 20 idiomas.

3---LITERATURA - 1---ORIGEM - A contemporânea literatura japonesa também é até hoje influenciada pela rica variedade de fontes, tais como a literatura clássica da China antiga, a diversidade de manifestações do pensamento ocidental e a inquebrantável qualidade de sua próprias tradições. Literatura profunda influenciada por duas obras, as mais antigas da literatura japonesa: o "Kojiki", crônica antiga, obra em prosa provavelmente datada de 712 d. C., e o "Manyoshu", a mais antiga antologia de poemas, compilada em 751 d. C. ----- O século II foi um período de contato direto Japão & China, clássicos chineses atuando sobre a literatura nipônica da época; posteriormente, contatos interrompidos, seguiu-se outro período, agora de criação absolutamente japonesa, desenvolvimento favorecido pela invenção dos KANA, sinais fonéticos baseados numa simplificação de ideogramas chineses. ----- "Taketori Monogatari" (estória de Taketori), escrita por volta do ano 800, a primeira novela do Japão, seguindo-lhe "Genji Monogatari" (estória de amor, vida amorosa na corte do século II), escrita por uma das damas da corte da época, as quais em maioria eram escritoras ou poetisas (poetisa, palavra uso em desuso: poetas, num sentido geral). Durante o mesmo período, o WAKA (poema de 31 sílabas agrupadas em conjuntos de 5-7-5-7-7 sílabas) tornou-se muito popular entre as damas da corte, os nobres e os sacerdotes. Em 922, surgiu o KOKINSHU que foi compilado como a primeira antologia de poemas por determinação do imperador. ----- Durante cerca de 130 anos que se seguiram ao fim do século XII, narrações épicas ou bélicas se fizeram 'mui' populares, como reflexo do predomínio da casata militar no governo. (ah, os fardados!), sem impedir a mesma popularidade do Waka. A mais saliente obra literária do século XIII, novela histórica "Heike Monogatari", escrita por volta de 1225, heróis soldados, ao invés de cortesãos. ----- O século XVI foi de guerra civil, poucas produções......... ---------- 2---DESENVOLVIMENTO - Renovação literária ao fim do século seguinte. De alto valor literário, novelas de SHIKAKU (1642/1693) e os dramas de CHIKAMATSU MONZAEMON (1653/1725), escritos e lidos por pessoas de categoria, incluindo-se comerciantes novos e ricos. A esta época apareceu o HAIKAI ou HAIKU, nova forma de versos, cujo maior poeta foi BASHO (1644/1694). ----- A influência ocidental durante o século XIX ora deu vigor ora causou confusão - seguiu-se um período de ensaio e um de progresso, a literatura japonesa enriquecida pelas diversas correntes ocidentais: liberalismo, utilitarismo e romantismo, escritores japoneses produzindo novelas em novas 'dimensões' de pensamentos - OGAI MORI e SOSEKI NATSUME, grandes mestres de ficção, obras sempre lidas e apreciadas. Traduções em japonês de SHAKESPARE, GOETHE, TOLSTOI e outros mestres, muita popularidade. Apesar disto, mantidas as tradições nipônicas, Waka e Haikai sempre florescentes, poetas moderníssimos com a mesma habilidade e entusiasmo da corte aristocrata de séculos passados. Muitas edições das obras japonesas traduzidas em inglês no exterior: "Regresso ao lar", de JIRO OSARAGI, "Rumor das ondas", e outras obras de YUKIO MISHIMA, "País das neves", de YASUNARI KAWABATA, "Alguns preferem urtigas", de JUN-TANIZAKI, "Conto de Genji", tradução por ARTHUR WALEY... e muitas outras traduções também largamente lidas.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 17/08/2019
Código do texto: T6722232
Classificação de conteúdo: seguro