A GEMEIDADE DA GEMA E UMA EPIFANIA!

Há muitos anos, quando minha maior alegria era ver o Balão Mágico e minha maior curiosidade era saber se o boné com hélice, do Raul Seixas, fazia-o realmente voar, um vizinho— ao preparar o café da manhã— encontrou duas gemas em um único ovo, que ele acabara de quebrá-lo.

— Venham ver — chamou ele seus filhos e esposa para mostrar-lhes aquele prodígio da natureza.

—Pai, eu quero! — disse seu caçula.

—Nada disso — respondeu-lhe o pai. E continuou : — Comer gemas gêmeas dá sorte, e essa sorte é minha.

Eu quis ver as gemas, mas não me chamaram para mostrar-me.

Fui para casa e relatei a minha mãe tudo que ocorrerá.

— Normal. Mas muito raro. Poucas vezes eu encontrei duas gemas em um ovo. Acontece — explicou-me minha mãe.

Alguns anos depois, quando a tecnologia permitiu que uma loira, em um disco voador, substituísse a turma do balão mágico, e eu já descobrira que o voo do Raul Seixas não foi devido à hélice de seu boné, mas a um truque de TV — sendo eu ainda criança, mas já sabendo ler —, minha mãe encontrou um ovo com duas gemas.

—Vem ver, filho!!— disse ela entusiasmada.

—O quê, mãe?

— O ovo!!

—Por quê? Prá que ver um ovo?— perguntei-lhe sem entender o motivo do entusiasmo, já não me lembrava de gemas gêmeas.

—Com duas gemas!!!— enfatizou minha mãe.

—Não acredito!!! — corri eufórico em direção à cozinha.

Estavam na frigideira duas gemas e havia apenas uma casca de ovo quebrada. As gemas eram um pouco menores que as que eu já tinha visto, mas eram gemas! Achei incrível. Era verdade: havia ovos com duas gemas!

— Coma uma. Eu comerei a outra— sugeriu minha mãe.

—Mãe, o vizinho disse que comer as duas dá sorte.

— Sorte, nada! Quem come as duas pare gêmeos!! Deus me livre disso! Um filho de cada vez já é trabalho demais— disse minha mãe.

Hoje eu encontrei duas gemas em cada um dos três ovos que abri. Seis gemas na frigideira, oriundas de três ovos apenas.

Que Inacreditável: a primeira vez que encontro duas gemas em um ovo, encontro-as três vezes seguidas, preparando um único jantar!!

Enquanto eu as devorava, essas reminiscências brotavam em minha consciência fazendo-me reviver uma parte de meu passado.

Lembrei-me do Balão Mágico, da Xuxa, do Raul Seixas, do vizinho, sua esposa e filhos, e de minha mãe dizendo que um filho de cada vez já é trabalho demais.

Mas foi quando eu terminei de comer que me veio esta epifania :

Se meu vizinho estiver certo, ah! terei sorte para dar e vender. Mas se estiver certa minha mãe, terei muito, muito trabalho!!

17/08/2019

MAIKON JEKSON
Enviado por MAIKON JEKSON em 17/08/2019
Reeditado em 18/08/2019
Código do texto: T6722718
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.