UM POUCO DE JAPÃO - PARTE VI

Escritor japonês radicado em Londres desde os 5 anos de idade - novo livro ambientado na medieval LONDRES mítica, intemporal, isto é, sem memória, habitada por fadas-ogros-gigantes-dragões, especial leitura para jovens: "O gigante enterrado". Há um caderno de KAZUO ISHIGURO onde anota ideias - perda de memória numa sociedade, na população de um país, tendo que destruir aquilo ou pessoa que lhes causa esse mal ou se preferem viver sem as lembranças perdidas... Memória voltando, coisas terríveis podem acontecer. Ficção científica futurista? A causa seria os telefones celulares? Não. Algo mais sinistro e verdadeiro, inevitável mesmo. O escritor é livre para escolher gênero para um romance como se fosse um cineasta em busca de locações adequadas - uma opção foi a Inglaterra mítica, talvez século XV. Populações inteiras foram vítimas de guerras mundiais, conflitos civis e ditaduras, e a ideia é discutir como, após as tragédias, as pessoas reorganizam as vidas em comum, melhor esquecer para continuar seguindo em frente; é o natural da vida - omissão a favor da sobrevivência. Inspiração foi uma novela de cavalaria do século XVI, "Sir Gawain e o Cavaleiro Verde", longo poema épico do ciclo arturiano (protagonista Dom Galvão, um cavaleiro da Távola Redonda e sobrinho do rei Artur), com elementos de alegoria medieval e visão onírica, que descreve uma Inglaterra sombria e depauperada pela guerra, habitantes errantes e moribundos, casuais sobreviventes da catástrofe - após a Guerra dos Cem Anos (1337/1453), os invasores ingleses expulsos do território francês, tudo isso misturado à crise agrícola e à peste negra na Europa. Contexto histórico onde a população geralmente ignora o que está acontecendo /época sem Internet........./ - assim, bom ambiente para os protagonistas AXL e BEATRICE, casal de idosos que saem na busca ao filho perdido sem lembrar ao certo o rosto dele. A Inglaterra dividida pela guerra entre bretões e saxões, e sem o comando do rei Artur - entre outros personagens, Sir Gawain protetor e guia através das terras inóspitas sobre onde paira a sombra encantada do esquecimento. (Interessante, não?) ISHIGURO fascinado pelo tema 'lembrar x esquecer'... Leu HOMERO ("Ilíada", "Odisseia"), leituras que o inspira, assistiu filmes com samurais em luta contra dragões e demônios, comuns figuras míticas nas histórias folclóricas japonesas, também gosta muito de western hollywoodianos, mas não assistiu a série "Game of Thrones"... mais interessado nas possibilidades literárias da fantasia.

-----------------------------------

FONTES:

"Kazuo Ishiguro - Fantasia" - Rio, jornal O GLOBO, 5/7/15.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 18/08/2019
Código do texto: T6722982
Classificação de conteúdo: seguro