VAMPIRADA

1-CENA DO HOSPITAL - Assassinato? Crime de verdade? Faltavam uns dez minutos para seis da manhã. Gritaria: "Estão me matando. Uma vampira! Filha de Vlad... Socorro!" Imediatamente subiram ao segundo andar dois seguranças altos e fortões com um par de algemas ("certo" seria estaca de madeira ou pistola com bala de prata.........). Lourinha magrela, enfermeira toda delicadinha e frágil, uma boneca, tentando extrair sangue de um paulista muito idoso, coitado, já sem noção de seduzir e hipnotizar as beldades femininas (grande conquistador em décadas passadas)... Tinha sido metalúrgico, advogado, poliglota, contista, cronista, 'poetista', professor voluntário, cantor, conferencista, motorista para turista, massagista tântrico de clientela feminina, síndico vitalício por unanimidade, agora frágil como um bebezinho, misturando o imaginário com o real. Só se deixou dominar quando a moça, um tanto ratinha, beijou as mãos dele e o chamou de Herói Gigante.

---HQ - CARIOCATURAS DE LAN - Ao fundo, divisórias na parede de um estabelecimento comercial - vendedora boazuda decotada X freguês baixinho, cabelos além de grisalhões, mais ou menos idoso, camisa listada em preto-vermelho, pendurado no balcão, pés suspensos. ELA: "O que posso te oferecer?" ELE, esperançoso: "Tudo!..." / Bem se diz: O mar é verde de tanta esperança afogada.

2-A CAMINHO DO TRABALHO - Tempo de filme famoso, "O vampiro da noite", 1958, em cores, as moçoilas agarrando-se mais ainda aos namorados na plateia do cinema (fictício medo, bom pretexto!). ELA?! Horror! Não assistiria a "aquilo" nunca... / Um ano depois, a grande empresa gráfica de revistas, livros e listas telefônicas (Brasil todo,Portugal e Argentina) definira recentemente quatro horários diretos de oficina e conferentes (revisão de textos e números), e ELA, moradora nas proximidades, escolhera de seis horas ao meio dia. No caminho entre a casa e o local de trabalho, que era numa rua de várias indústrias, cortava caminho atravessando um conjunto residencial espaçoso na largura, razoável distância entre os blocos de dois andares - poucos apartamentos cada um. Brincara de esconder quando criança entre as ruelas labirínticas... Desde muitos anos, pré-filme, havia o boato de um vampiro nacional de carne e osso, mais osso que carne, masculino, não se sabendo no concreto quem o avistara de fato... ou não! Vampiro surgia do aparente nada (???), cumprimentava feliz de ter ouvinte e sumia......... Não fog londrino - cenário puramente carioca de eterno sol -, mas nesta manhã ele surgiu do vago nevoeiro matinal: estatura mediana, longe ainda de 1.80, pior, bem magro, casaco grandalhão ao início da primavera um tanto friorenta, rosto muito branco, abriu a boca (tadinho!) e balbuciou, espremidas e educadas, as duas palavrinhas da saudação matinal, "bom dia" - seguiu na direção da rua, ponto inicial de ônibus /subúrbio, centro da cidade, zona sul/: por certo um trabalhador comum/. A assombradinha respondeu como eco o "bom dia". A ELA, parecera (imaginação!) enorme língua vermelha de sangue e caninos desenvolvidos. Ainda cerca de dez minutos até completar o trajeto, a pé, trêmula, e assinar o cartão de presença às 5:59. Pelo menos atrasada não chegou! Calada. Quem a acreditaria incólume?

---COQUETEL BLOOD MARY - "Maria, a sanguinária", em referência à Maria I, rainha da Inglaterra, sucessora do trono de Henrique VIII, século XVI, acusada de mandar matar na fogueira 260 dissidentes religiosos, contrários ao catolicismo romano, religião oficial na época. Basicamente vodca e muito suco de tomate.

3---SUGADORES DE ALMAS & GRITOS DA PLATEIA - Filme parecia antigo (ou recente em cenário preto-e-branco, sinistro?), embora há décadas já existissem filmes vampirescos ultra hiper super coloridos. Local da estória? "Talvez" a Londres nebulosa, cidade mais convincente com seus mistérios além do Big Ben (até rimou!) e das seculares torres-prisões para a nobreza discordante. O tradicional fog (não o fogo do sol brasílico)... Na telona, as moças 'infratoras' (de quê?) eram encaminhadas a uma instituição reformatória, lindas, predominantemente louras, algumas reapareciam logo em seguida cadavéricas, desbotadas... mortinhas. Todas as demais horrorizadas. A chefia era de mortos-vivos que sugavam a energia das jovens para si próprios - não dá mais para a minha narradora lembrar com exatidão o método, mas sobrou na memória a visão de uma... banheira, sem 'beijo' no pescoço, talvez ideia de cineasta futurista (lavagem cerebral, especialmente contra intelectuais - esquerda ou direita, ainda não discussão em bares... - é/era "outra" coisa em países raramente visitados, nunca abertos ao resto do mundo). Pelo sim pelo não, a vizinha a chamou para o cinema noturno perto de casa, quase vazio numa segunda-feira preguiçosa após retorno ao trabalho, mãe da 'convidadeira' sentada entre as duas. Ah, lá pelas tantas, na cena, abriu-se inesperadamente um armário e caiu de dentro um grotesco Frankenstein não costurado, endurecido, muito acima dos presumíveis 1.80 de brasuca ainda nanico... Os primeiros gritos no cinema foram os delas, todas três juntas, a senhora beliscada nos braços à direita e à esquerda. Logo o reformatório começou a pegar fogo, correria geral na estória, "vampiros" avançando, moças fugindo, uma impassível secretária um tanto velhusca datilografando um relatório sobre as loucas atividades, ignorando o fogo que devorava tudo. Provavelmente, happy end para as "reformadinhas" (sempre há reformas boas e controversas).

---O BEIJO DO VAMPIRO - Telenovela das 19 horas, entre agosto/2002 e maio/2003, 215 episódios - estória de mistérios realidade e fantasia, no mundo aterrorizante do vampiro Bóris, com elementos sobrenaturais, drama e humor: eterna luta do bem contra o mal. Filmagem inicial no Castelo Almoriol, patrimônio do exército português, na cidade Vila Nova da Barquinha, perto de Santarém, a cerca de 120km de Lisboa.

4---OUTROS VAMPIROS - HQ - DUSTIN, de STEVE MELLEY e JEFF PARKER - ELE: "Eu nunca fiz minha declaração do imposto de renda... Nem sei por onde começar!" IRMÃ: "Seja... você só precisa do manual de instruções... depois é seguir e preencher! E dos rendimentos tributáveis!" // PAI e FILHO ao café da manhã. PAI: "Lembra da animação com que você e sua irmã costumavam ficar no Natal?" FILHO: "Sim!" PAI: "Ficavam tão animados que nem conseguiam dormir na noite anterior... Ficavam olhando para o relógio desejando que ele se apressasse! É assim que sua mãe fica um dia depois do feriado de Natal!" MÃE correndo alucinada, jornal na mão: "Portas abertas no shopping em dezoito minutos!" // PAI e FILHO olhando os guardados dela. PAI: "Sua mãe enfrenta multidões nessas sextas-feiras de promoções no shopping! Este armário é onde ela armazena todas as coisas que compra para usar durante o ano!" FILHO calado. PAI novamente: "Uma verdadeira sala de troféus de caçador de negócios!" FILHO sorri. // MARIDO: "Ridículo... O governo está atolado de dívidas e ainda tem a cortesia de procurar novas maneiras de gastar dinheiro! Você, querida... se estivesse sem dinheiro e com os seus cartões estourando, iria ao shopping fazer novas compras?" Uma pausa, ela estática. ELE: "Então?" MULHER: 'Estou pensando..."

-----------------------------------

NOTA DO AUTOR:

---DRÁCULA - Origem: o mais famoso vampiro, do romance homônimo de BRAM STOKER, inspirado no príncipe romeno VLAD TEPES (1431/1476), apenas vampiro para o ocidente... herói nacional em seu país, também chamado VLAD DRACULA, "filho do dragão" cujo pai era membro da Ordem do Dragão, entidade que protegia o cristianismo e defendia o império dos ataques dos turcos otomanos. Vampiros fantasmagóricos, cadáveres humanos que "voltam" das tumbas para sugar sangue dos vivos têm origem eslava ficcional perto de apenas cem anos; não seres humanos e sim entidades sobrenaturais, possíveis demônios não semelhantes a nós; em versões muito mais antigas, milenares, mitos da feitiçaria egípcia, seres vindos de outro para este mundo - há também vampiros asiáticos, por exemplo os jianshi chineses, sugadores da energia vital, bebedores de sangue, rico em ferro (relatos em livros tibetanos). O vampirismo surgiu na Idade Média, um sinal ou deformidade desde o nascimento. Na natureza, existem alguns poucos animais sugadores de sangue. Mito do vampiro em certas subculturas de natureza gótica (literatura de terror, suspense e aflição - início na Inglaterra, século XVIII) com rituais secretos - trajes com capa e próteses dos dentes caninos.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 24/08/2019
Código do texto: T6728360
Classificação de conteúdo: seguro