Dostoiévski e a Força Superior (Deus)

Pensava que o escritor que melhor dissecou a alma humana nao fora um filosofo, mas um romancista:o russo Dostoiévski. Sabia que alguns achavam que o russo era um escritor amargo, uro, sem humor. Concordava em parte. Mas o importante nele foram as reflexões sobre a condição humana e , principalmente, o questionamento da alma do homem. Achava que poderia até ser besteira mas quem lia os livros desse escritor redobrava de alguma forma a sua fé na Força Superior, em Deus. É que o escritor induzia o leitor a refletir. Já em Crime e Castigo, questionou o pensamento que ao homem superior tudo era permitido. Ele fez Roskolnikov se redimir e pagar pelo seus crimes. Não dá para não deduzir que o escritor incuiu na redenção a fé em Deus.

Mas achava que mesmo esse romance sendo um clássico, ma obra-prima, entendia que os Irmãos Karamazov era ainda melhor e nele o escritor realmentecolocou o grande debate sobre a Força Superior nas divagações de Ivan Karamazov, naquela parte onde o personagem diz que se Deus não existe e alma é mortal, tudo é permitido. Não está escrito assim, mas é isso que ele afirma, donde o homem deduzia que ele quis dizer sem Deus adviria o caos. A fé em Deus, a crnça que ele existe é que sustenta o mundo, a civilização, a existência da humanidade.

Não se tratava de religiosidade, crença, fé de beatos mas de algo lógico: Se Deus não existisse não haveria nada. A humanidade desapareceria. Riu quando lembrou da bobagem dita por Sartre para contraditar o russo: "Deus não existe, e, então, tudo é permitido". Bobagem d filósofo francês. Dostoiévski tinha razão. Foi um grande pensador. Mas ainda riu de um pensamento que lhe veio a cabeça: "Se Deus não existisse teria que ser inventado". Adormeceu na cadeira de balanço. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/09/2019
Código do texto: T6740797
Classificação de conteúdo: seguro