Peça Arretada

Era um homem velho, cansado de guerra, gasto e abalado pelos achaques da idade. Mesmo assim, aos trancos e barrancos, ainda era capaz de se indignar com a ascensão outra vez do pensamento fundamentalista, inclusive o absurdo da volta a censura às letras e às artes, além da intolerância estar começando a dar as cartas e jogar de mão.

Nas suas divagações nunca esquecia da magnífica peça teatral de Dias Gomes, "O Santo Inquérito". Sempre relembrava com seus botões a tragédia de Banca Dias, uma moça pura e livre que vivia no interior do Nordeste na idade média. Era exceção n lugar porque sabia ler, pensava e gostava de poesia. Certo dia Branca salva do afogamento um padre que viajava numa canoa, Retira-o da água, faz respiração boca a boca e salva o padre Bernardo, um adepto da Santa (?) Inquisição. Ele se aproxima dela e começa a submetê-la a perguntas, então descobre qe ela sabe ler, gosta de poesia, é sonhadora e, ainda, é noiva de um rapaz muito bom, Augusto. Essas confidências foram a perdição de Branca orque despertaram no padre o demônio interior da maldade, do despeito e da ingratidão. Ele começa a "sentir" que precisa "salvar" a jovem dos seus "pecados", purgá-la de acordo com as normas da inquisição. Então aproveita a estada na cidade de um Visitador do Santo (?) Ofício, um bispo inquisidor fascista e delata Branca como necessitando de purgação dos seus pecados. Primeiro prendem, torturam e matam o pai dela e o noivo já que a moça não cede, e depois a ameaçam de todas as formas, frçando-a a confessar pecados que não cometeu. Diante de tão monstruosa pressão ela quase hesita, mas consegue forças para resistir. Fazem uma última tentativa, concedem uma última oportunidade para que ela abjure, mas ela resolve não abjurar. Resultado: mandam Branca para a fogueira. Assassinam cruelmente uma moça livre e pura, brava e decente.

O hmem sabia que Dias Gomes se baseara nu fato real para escrever sua peça magnífica. Mas sabia também que um novo fundamentalismo estava voltando no seu país, um fundamentalismo baseado no ódio, na intolerância e totalmente fascista. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/09/2019
Código do texto: T6746134
Classificação de conteúdo: seguro