Quase freira

Era uma moça seríssima, só saía de casa para o colégio e para a igreja. Não tinha amigas íntimas, era silenciosa e muito respeitada. Era filha de u comerciante rico e sua mãe era uma mulher simples e muito querida na cidade. Morava numa casa grande no centro da cidade, que só tinha um inconveniente: era vizinha de um sinuca, mas como as paredes eram muito grossas não se ouvia a zoada do sinuca. Detalhe: nenhum frequentador desse sinuca, nenhum malandro, nem os mais moleques, sequer olhavam para essa moça. Era respeito total. Havia quase um consenso: Gracinha ia ser freira. Sim, era o que se concluía do que diziam os parentes da moça.

Só que a vida costuma pregar nas pessoas, até nas mais experientes, na verdade avaliar os outros é algo difícil, principalmente avaliar pessoas que não conhecemos. Ninguém lê o coração de ninguém, não sabe o que pensa os outros. Dai de vez em quando pipocar surpresas, espanos, assombros...

Certo dia o sinuca estava cheio, estava havendo uma disputa entre os dois melhores jogadores da cidade, uma "negra" (partida final) , muitas apostas, os frequentadores atentos, na hora que um dos jogadores ia dar a sua tacada, havia silêncio absoluto, um negão de dois metros de altura que vivia se requebrando, limpador de carros e que divertia das pessoas com suas tiradas entrou esbaforindo no sinuca e gritou alarmado: "Meus amores, Gracinha fugiu com um viajante!". O cara parou a tacada, todos ficaram surpresos e sem acreditar, começou uma zoada danada, desmentiram o negão,siram para a porta, e notaram que havia uma espécie de corre-corre na csa de Gracinha. Foi quando saiu um parente dela e confirmou a notícia do negão:Gracinha se apiaxnara por um viajante de tecidos e fugira com ele. Tinham ido para Paulo Afonso na Bahia. E ainda diziam que casaram lá.

Umas semanas depois voltaram da lua de mel e ninguém falou mais no assunto. Ela, casada, continuou a mesma de sempre, só saía de casa com o marido para o cinema e sozinha para a igreja. Não se falou k mais que ela ia ser freira. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/09/2019
Código do texto: T6746966
Classificação de conteúdo: seguro