Paris é uma Festa

Sempre fui fascinado por Paris, mas nunca estive lá. Diferente de uma filha, irmãos e amigos que lá estiveram diversas vezes e em outras grandes cidades do mundo, eu não sou dado a viagens, quer pela situação financeira e também porque sou mesmo um matuto do interior que até no Recife se sente um exilado. Só conheço, além do Recife, Salvador e Fortaleza. Ms, repito, sou fascinado por Paris. Por quê? Ora, devido aos livros que li e leio, dos filmes, pela história da França. Li muita coisa sobre a França. Conheço mesmo quase tudo sobre a Revolução Francesa e os movimentos libertários franceses, sobretudo em Paris.

Era um véio ruminando sua admiração sobre Paris. E prosseguia dfalando consigo mesmo e ara seus botões: Há u livro de Hemingway, "Paris é uma festa" que acho uma maravilha. Ele disseca a cidade: para ele uma festa móvel. A Paris, salvo engano, de 1920, onde vivia a elite das letras, ele, Joyce, Gertrudes Stein, Fitzgerald, Eza Pound... Pois bem, essa Paris não mudou demais, continua sendo um foco de cultura e uma cidade liberária. Ela de fato ilumina o caminho da liberdade, defede os injustiçados, abriga os perseguidos. Os tiranetes de plantão e os perseguidores nunca terão a homenagem de Paris. Duvido que Paris homenageie um fascista ou um intolerante.

Anteontem ela, por intermédio de seu Conselho Municipal e de sua Prefeita deu provas disso. Viva Paris. E foi dar sua caminhada no Parque da Jaqueira. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/10/2019
Código do texto: T6761673
Classificação de conteúdo: seguro