Ratos e Gatos de gravata

Desde o primórdio dos tempos, para o nosso bem, os ratos foram condenados pelos Deuses a viverem isolados nos esgotos. Entretanto, passados alguns milhares de anos, resolveram que deveriam tentar a sorte na superfície. Para isso marcaram uma reunião onde compareceriam os representantes de várias regiões, e nesse dia traçariam seus novos destinos.
No dia escolhido lá estavam ratos de todos os tipos: grandes e pequenos, pretos e brancos, velhos e jovens, fortes e fracos, da roça e da cidade. A impressão geral é de que nenhum faltara ao chamado. E ninguém se preocupava com tantas diferenças, porque na verdade sabiam-se irmanados em torno de um sonho comum: viver na superfície e comandar do grande queijo redondo, afinal, porquê só eles vivam nos esgotos e os gatos tão ladrões quanto eles não. Seria a suprema felicidade…
Mas como, se para chegar a esse queijo teriam que esmagar uma quantidade enorme de gatos? Os ratos representavam apenas 0,00042% da população total daquela região.
Já que estavam todos reunidos, começaram a conversar e desenvolver estratégias.
― Vamos acabar com alguns desses gatos! Assim seremos a maioria! ― Diziam uns.
― Para que isso? O queijo é grande o bastante para todos! ― Disse um outro.
― Devemos socializar esse queijo e dividi-lo em partes iguais! ― Acrescentou o mais velho.
Os discursos filosóficos eram emendados um após o outro e cada um ao seu término era aplaudido e ovacionado. Nunca se vira antes tanta união e fraternidade entre as ratazanas e os camundongos. No final ficou decidido que estudariam minuciosamente o comportamento daqueles gatos e tentariam se igualar a eles, para que dificilmente fossem distinguidos uns dos outros.
Após algum tempo de sacrifício os ratos conseguiram se igualar aos gatos de tal maneira que até os Deuses não perceberam. Era chegado o glorioso dia de se infiltrarem na superfície. Saíram dos esgotos todos os ratos: fortes, fracos, velhos, novos, pretos, brancos. Passaram a fazer parte de todos os segmentos sociais, mas o objetivo maior era o grande queijo redondo.
Uma nova reunião foi feita para saber como seria a divisão daquele enorme queijo e quem saborearia dele.
Depois de muita polêmica ficou decidido que já estando o queijo dividido em duas partes: a meia lua voltada para cima ficaria sob a responsabilidade dos jovens camundongos e a outra meia lua voltada para baixo seria comandada pelas ratazanas mais velhas e experientes e elas é que dariam a aprovação final em tudo.
Aprovado o projeto de socialização do queijo, tomaram posse. Mas logo a maioria dos ratos também perceberam que não mais havia diferença entre os ratos e gatos, pois todos eram farinha do mesmo saco. Os ratos mais fortes, juntos com os gatos, continuaram a enganar e subjugar os mais fracos, a fazer leis para se proteger e a aprovar aumentos de impostos sobrecarregando a todos. Tudo isso para poderem tirar do queijo uma parte maior.
Agora só resta aos humanos exterminar esses ratos e gatos do Congresso, ou esperar que os Deuses tomem essas providências.
---//---//---

CONHEÇA TAMBÉM

Contos

Os Demóstenes
 
Fernando Antonio Pereira
Enviado por Fernando Antonio Pereira em 23/11/2019
Código do texto: T6801846
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.