HIPPIES: ORIGEM GÓTICA? - PARTE II

2---NO ROMANTISMO de Portugal e do Brasil

1-INTRODUÇÃO - Ao publicar "O castelo de Otranto", sir Horace Walpole criou o chamado romance gótico a ser desenvolvido na literatura romântica no domínio da prosa, no teatro e na poesia. Associado ao penumbrismo gótico, o movimento alemão "Sturm um Drang" configurou uma literatura sob o signo do grotesco, do terror e do maravilhoso: castelos mal-assombrados, masmorras, conventos, labirintos e mediterrâneos, cenário onde se movimentam personagens exóticas, marginais, místicas, apaixonadas - ódio e paixões irmanadas a criações pérfidas e astuciosas, desejo caracteristicamente romântico de arrostar limites, galgar o Olimpo das divindades que oferecem/negam ao humano dimensões extraordinárias. Traço predominante dessas narrativas, o ressentimento, prodigiosa memória que mata, escraviza presente no passado, negando o fluir do tempo, a mudança do futuro - a narrativa romântica retoma aspectos da novela gótica, labirinto que explora o "fio da interioridade", novelo de descontamento ante a existência. ----- Na LITERATURA BRASILEIRA, curiosos documentos sobre a difusão do 'drama negro', em pareceres de censores do Conservatório Dramático Brasileiro durante o II Império, significativos sobre o drama "Cleta ou A filha de uma rainha", de VICTOR DUCANGE, levado à cena no Teatro de São Paulo, depois proibido em 1845. ----- Enrodilhamento da textura num parecer - não tem nenhum merecimento: rei de Navarra. cruel e supersticioso, casado com uma princesa de França, que lhe dá um filho, e se torna adúltera com um pajem, Artur de Nevera, dando-lhe uma filha; o rei por suas próprias mãos o atira num abismo para a morte; mandou entregar a menina a camponeses sem lhes dizer quem era a criança, ordenando que não lhe dessem a menor educação; ela cresceu, tomou-se de amores por um rapazola - o rei envelhecendo, ao lado um padre italiano que pretendia ser cardeal e para esse fim vendia o rei aos franceses prometendo ao rei destes devolução da coroa de Navarra; Artur escapara, "ressuscita" desconhecido pelas mudanças do tempo, acha a filha, descobre ao rei a traição do padre; e o rei de Navarra, para não fazer do rei de França seu herdeiro, reconhece a filha como sua; o padre envenena o livro em que ela deveria fingir rezar, ela beija o livro e bebe o veneno; Artur percebeu o negócio e faz o padre beijar também o livro. ----- Ao lado de anátemas, proscritos e sacrilégios, a figura do padre maldito (no geral, de origem espanhola ou italiana), sentimento anticlerical. ----- À maneira de WALTER SCOTT, ALEXANDRE HERCULANO e JOSÉ DE ALENCAR, a tradição do romance gótico ou negro, associados poesia e prosa de caráter sombrio e funéreo - noivados no sepulcro, enlace do erotismo e da morte, evidentes em SOARES DE PASSOS, HERCULANO, ÁLVARES DE AZEVEDO e JOAQUIM MANUEL DE MACEDO (deste, obras menos conhecidas: "A nebulosa", conto "O veneno das flores" e "Os romances da semana"). ----- Edificações à beira e sob a proteção de abismos, ruelas tumultuadas e perigosas, comprovação com tinturas picarescas em CAMILO CASTELO BRANCO e ALENCAR, em "Alfarrábios", "Guerra dos mascates" e "As minas de prata"; aventura do ser no tempo, prodigiosa memória, espaço de esconderijos, subterrâneos e masmorras, em "O bobo" e "O monge de Císter", de HERCULANO.

NOTA DO AUTOR:

AMOR TEAMO - seriado televisivo, 2015, 5 capítulos - ambiente Recife entre final do século XIX e início do XX, trama acompanha vários triângulos amorosos (adultério e mentira sobre possibilidade de incesto) ligados pela morte.

(Segue.)

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 26/11/2019
Código do texto: T6804537
Classificação de conteúdo: seguro