Boas Festas e Esplêndoroso 2020

Mas até lá, até o último segundo de 2019, os carpinteiros de caixões e fabricantes de velas pretas terão muito trabalho pela frente. Em 11 dias e meio, ou em 275 horas, muita coisa boa pode acontecer

Sou dono das funerárias "Vai na paz" e "Ave de Rapina", e segundo as estatísticas funéreas, nesta época do ano, os nossos trabalhos são bastante requisitados.

Como formigas, trabalhamos exaustivamente e vendemos agora, para cobrir o "período da seca"; pois, nem sempre os Chamados, obedecem a ordem de chamada de seus Superiores.

Na Contramão

Ela vinha de lá para cá, entretida, com os dedos colados no teclado e na tela, olhos arregalados. Feito fantasma no escuro, falava sozinha.

Eu ía daqui para lá, dedos das mãos tafuiados na boca, calça caindo sem cinto, rego da bunda aparecendo, olhando os pássaros, sem nada pensar. Um notável e desprezível capiau da grota.

Ainda que ela fosse muito mais alta que eu, encontramos-nus, porém vestidos, à certa altura da caminhada. Bradei:

- bom dia. Olha o poste!

- tô te vendo.

Dando nome à vaca, retruquei ao pé da letra: " bom dia, Fio. Cuidado, olha o poste! Você destrói um, mas vem um monte em seu lugar. Veja quantos..."

Chato que sou, repeti umas 3 vezes: "olha o poste, Fio. Tá vendo como está o SUS, mata mais que bala de revólver. Bolsonaro devolveu para Cuba, os médicos cubanos; e se depender de médico brasileiro, é morte certa. Cuidado, olha o poste; ainda não inventaram poste de borracha".

Caminhando, eu pensei: "por que sou assim: uma Locomotiva de palavras anarquistas na contramão da retidão?!"

Caraca, rimou. Sempre tição de lenha, pedra, espinho e calcário pelas metades, nunca imaginei-me coração petrificado, poeira e pó inteiro.

P.S.: banheiro para mim, tem o mesmo efeito do sanatório; sobretudo, porque é nesse espaço lúgubre e amorfo que desmancho, alivio-me e despacho a depressão física e mental. Louvado seja quem o inventou; tanto quanto, os pedreiros que os constrói. Admiro demais, certas inteligências.

Essas sim, nasceram e provavelmente morrerão, sendo útil e necessárias à humanidade, porque o resto...; até os banheiros e cemitérios recusam.

- Tchau papai; te amo. Volte logo!

- já, já papai tá de volta, filhos amados.

E seguiu com o pensamento fixo na cabeça, que quem enche as latas de mantimentos, paga as contas do cartões de crédito, da escola, de água, de energia e paga a mesada, rigorosamente em dia, merece ser bajulado com muito carinho.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 19/12/2019
Reeditado em 20/12/2019
Código do texto: T6822564
Classificação de conteúdo: seguro