ESTÓRIAS CARIOCAS ACRONOLÓGICAS - PARTE XVI

1---PORTA DE ENTRADA DA CIDADE - Em 1962, a Aeroporto internacional do Galeão virou poesia em "Samba do avião", versos executados pelos aviões à aproximação da famosa pista: amor e saudades do Rio no coração do autor TOM JOBIM. "Este samba é só porque / Rio eu gosto de você / A morena vai sambar / Seu corpo todo balançar / Rio de sol, de céu, de mar / Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão........." --- Aí, mudanças: mais dois novos terminais de passageiros, perdeu parte dos voos domésticos para o Santos Dumont, depois recuperou-os, renomeado em 1999, cinco anos depois, homenagem pós-mortem, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão-Antônio Carlos Jobim. Tem a maior pista de pouso do Brasil, 4.240m de extensão (ampliada dos iniciais 3.180m), principal porta de entrada de turistas estrangeiros, capacidade /temporária/ para atender 10 milhões de usuários por ano. --- Originalmente, "galeão" é nome de um tipo de embarcação - na história (e não estória) do aeroporto, a região tornou-se conhecida como Ponta do Galeão em meados do século XVIII, quando ali uma destas embarcações naufragou; fundada em 1916, para o local se transferiu a Escola de Aviação Naval - pequena pista, hangares, alojamentos de oficiais e praças, oficinas, quartéis e a primeira fábrica brasileira de aviões. --- As instalações do Galeão passaram para a jurisdição do Ministério da Aeronáutica, criado em 1941, e um projeto o indicava para aeroporto internacional, adiantando-se a companhia aérea Panair do Brasil na construção de pequena estação de passageiros, ligação entre o continente e a Ilha do Governador feita exclusivamente pelo mar através de lanchas - pontes a partir de 1949 e a primeira estação substituiu a da Panair. Ao longo dos anos, muitas melhoras e ampliações, cresceram passageiros e aeronaves; na década de 70, com a chegada dos Jumbo 747 e dos DC-10, foi erguido um terminal totalmente novo no lado oposto da pista e também construída uma de 4.000m de extensão - o terminal antigo, desocupado, abriga hoje um terminal de cargas. Em 1977, aeroporto reinaugurado com capacidade para atender a 6 milhões de passageiros por ano. Obras daqui e dali, no visual, utilização de sofisticados equipamentos de segurança, e na entrada do século XXI, capacidade para 15 milhões. - 2---Segundo dados da Embratur, de cada 10 turistas estrangeiros, 4 chegam pelo "jOBIM" - área de 14 km2, abriga restaurantes, hotéis, bancos, correios, berçários, terminais bancários e de informações turísticas. Mais de 20 mil pessoas envolvidas em sua operação e manutenção. Milhões de outras repetindo os versos de JOBIM: "Água brilhando / Olha a pista chegando / E vamos nós / Aterrar".

------------------------------------

FONTE:

"Porta de entrada da cidade" - Rio, SME, revista NÓS DA ESCOLA, ano 3, n. 36/06.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 05/03/2020
Código do texto: T6881224
Classificação de conteúdo: seguro