OU ISTO OU AQUILO - PARTE II

Poema "Ou isto ou aquilo", de Cecília Meireles, 1964. Exercício - jogral do poema inteiro: leitura e reflexão, sem vacilos. --- Aulinha de PORTUGUÊS - Conjunção: palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem o mesmo valor gramatical ou seja, a mesma função sintática: e (aditiva), contudo (adversativa), nem/ou (alternativas) etc. - "Hora de comer E de beber. Você quer café OU refrigerante? Ah, já imagino...NEM uma coisa NEM outra?" --- Nada fácil optar (definidamente?) entre "ou isto ou aquilo"... --- História eclesiástica - não lenda popular - OU mecânica quântica? Não existe estar simultaneamente em várias partes, poder da ubiquidade do corpo espiritual, como SANTO ANTÔNIO (de LISBOA e/ou de PÁDUA, 1195/1231 - canonização em 30/maio/1232), no púlpito italiano, e ao mesmo tempo em solo português em defesa do pai terreno, em vias de suplício, acusado de um assassinato - foi ISTO E AQUILO - defendeu-o e voltou imediatamente à pregação cristã. --- O ser humano é móvel e inquieto. Influenciável também até na negatividade, modernamente fake new, sem raciocínio algum, sem refletir sobre verdade ou hipocrisia. OU ISTO OU AQUILO? --- Opções? Fórmula mágica. Um bom líder precisa do jeito certo de ouvir agregados e também contrários, e falar sempre com bom humor (tempos do pé de valsa JK, arauto da utopia, grande sedutor das massas /o povo/ de um Brasil enorme!), jamais agressividade, sem mentir, sem fazer 'médias' absurdas, sem forçar rebanhos humanos que são muitas vezes recompensados financeira ou emocionalmente nas prévias - não mudar conceitos, não criar contradições. --- Sabedoria é 'esquecer' as opções, as escolhas pessoais (ignorar-excluir os próprios erros seja por influências E/OU palpites desconexos...) e como prioridade conseguir democraticamente conjugar ISTO E AQUILO.

-----------------------------------------

NOTA DO AUTOR:

Na Presidência, diria ele muito tempo depois /sim, uma opção justa/: "Adotei uma filosofia que resumo numa frase - Não tenho compromisso com o erro. Se errei, devo voltar atrás." - JKO. --- Ah, mas 'se' errasse...

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 15/03/2020
Código do texto: T6888743
Classificação de conteúdo: seguro