GOLPE DE 64

PENSAVA: - Hoje é 31 se março de 2020, faz 56 anos do golpe de 64 que depôs o presidente Constitucional Jango Goulart. Nunca esqueceu esse golpe porque prenderam injustamente seu pai e a prisão aumentou gradatividade seus problemas de saúde. Além disso o governo militar mergulhou o país no escuro do obscurantismo durante 21 anos.

Quando do golpe era apenas um adolescente. Vivia numa cidade do sertão pernambucano (Arcoverde) que não sofria nenhuma sanção do governo federal. Pelo contrário, o governo de Jango colocara lá uma agência do IAPC, o DNERU, o DNOCS trouxe a água e o Banco do Brasil financiava o comercio e a agropecuária. Jango, exceto pelos udenistas, era benquisto na cidade.

Mas, de repente, veio o golpe, prisões, perseguições e, o pior, a ação dos dedos durose dos canalhas. Fizeram até uma passeata para comemorar o golpe, dela participando religiosos de braços dados com ladrões e truculentos.

Viveu o tempo da ditadura sempre combatendo, dentro das suas limitações, o arbítrio. Nunca pensou em testemunhar um novo golpe , mas testemunhou para sua tristeza.E depois testemunhou ainda algo pior, a eleição pelo voto de um presidente que adorava a ditadura e era fã de um torturador. Um presidentequase sem juízo. Inté..

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/03/2020
Código do texto: T6902430
Classificação de conteúdo: seguro